A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA SOBRE O ENSINO REMOTO E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS

Autores

  • Sthefanie Felix da Rocha UFAM / IEAA
  • Rúbia Darivanda Costa da Silva UFAM / IEAA
  • Euricléia Gomes Coelho UFAM / IEAA

Resumo

Mediante o cenário pandêmico, as instituições educacionais implementaram o ensino remoto, como forma de dar continuidade às atividades acadêmicas, levando-nos a pensar sobre os reais impactos que esta estratégia causa no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, buscou-se analisar a concepção dos discentes do curso de Ciências: Biologia e Química sobre os principais impactos que a pandemia causou no processo de ensino e aprendizagem, a partir da experiência com o ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se o questionário através da plataforma Google Forms, tendo como sujeitos envolvidos os alunos matriculados e não desistentes do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química de uma universidade pública do interior do Amazonas. Os resultados demonstram os principais impactos que esse processo ocasiona no ensino, apresentando as formas de organização pessoal dos participantes, sejam processo de autonomia na realização dos estudos, das habilidades quanto a utilização dos recursos digitais, e dificuldades, como a inviabilidade de acesso à rede de internet. Portanto, a partir de uma análise crítica percebemos que há necessidade de melhores condições de acesso aos recursos tecnológicos, a partir de políticas públicas efetivas que atendam todos os níveis educacionais e promova uma educação de qualidade para todos.

Palavras chave: Ensino remoto. Tecnologias. Formação docente.

Biografia do Autor

Sthefanie Felix da Rocha, UFAM / IEAA

Graduação no Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química. Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Humaitá – Amazonas, Brasil. 

Rúbia Darivanda Costa da Silva, UFAM / IEAA

Pós-doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (UNIOESTE). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)/UFMT-UFPA-UEA (2020). Professora do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Euricléia Gomes Coelho, UFAM / IEAA

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) (2021). Professora do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Humaitá – AM, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-01-05