METODOLOGIAS DE ENSINO NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO PANDÊMICO 2020-2021 – Relato de observação em uma escola de Humaitá, AM (Brasil)

Autores

  • Victor Amaral Magalhães Universidade Federal do Amazonas (UFAM)/SEDUC-AM
  • Suely A. N. Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Este artigo realizado ao abrigo do PPGECH/UFAM descreve uma atividade trabalho de observação realizado na Escola Estadual “Álvaro Maia” localiza em Humaitá, Amazonas, que analisou as metodologias utilizadas durante o ensino remoto no contexto da pandemia do coronavírus (COVID-19) 2020-2021, buscando fazer um comparativo das metodologias de ensino tradicionais, que a escola utilizava e as metodologias de ensino ativas necessárias para esse modelo de ensino. Para tanto se utilizou uma abordagem de pesquisa participante já que o autor estaria inserido dentro do contexto da pesquisa, no seu próprio ambiente de trabalho e optou-se pela técnica de observação que seria o instrumento de coleta de dados adequado escolhido para a pesquisa. Fazendo uma revisão na literatura o apanhado forneceu o embasamento necessário para a discussão das ideias e análise crítica dos dados observados e foi possível constatar o grande contraste existente entre a utilização de metodologias durante o período do ensino remoto na escola observada.

PALAVRAS-CHAVE: pandemia, ensino, internet.Humaitá, Amazonas, Brasil

Biografia do Autor

Victor Amaral Magalhães, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)/SEDUC-AM

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades a UFAM/IEAA .Docente da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM).

Suely A. N. Mascarenhas , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora na Universidade Federal do Amazonas, ProgramaS de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades a UFAM/IEAA e PPGE/UFAM-FACED.

Downloads

Publicado

2021-12-31