APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “TERMOLÚDICA”: UMA PROPOSTA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA

Autores

  • Michelle de Paula Madeira Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Milena do Nascimento Santos Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Marcones Ferreira Costa Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Glaucia Silva Ferreira Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Ricardo Gondim Sarmento Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

Física; ensino; jogos didáticos; aprendizagem.

Resumo

A utilização de jogos na sala de aula pode tornar o ambiente de aprendizagem mais interativo e atrativo, promovendo a troca de ideias e o diálogo entre discentes e docentes, bem como, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e cognitivas que contribuem para um aprendizado mais prazeroso e eficaz. Assim, este trabalho relata sobre a aplicação de um jogo didático de tabuleiro como ferramenta de apoio ao ensino de Física, mais especificamente, ao ensino de Termologia. O objetivo é apresentar os resultados obtidos e possíveis contribuições do jogo “TermoLúdica” no processo de ensino e aprendizagem da Física. A proposta surgiu diante das dificuldades enfrentadas por muitos alunos em compreender conceitos e realizar cálculos de termologia. Além disso, a aplicação poderia indicar melhorias para o próprio jogo. A metodologia envolveu a aplicação do jogo em duas turmas do 2° ano do ensino médio de uma escola pública de Floriano-PI e 30 discentes participaram da ação. O jogo foi aplicado após a abordagem dos conteúdos pelo docente das turmas. Os dados foram coletados por meio de observações durante a aplicação do jogo e através de um questionário aplicado depois da ação. Os resultados indicaram um significativo envolvimento e interesse dos alunos na atividade, a compreensão de conceitos/cálculos abordados, bem como, a indicação do que ainda tinham dificuldade em compreender. Diante disso, conclui-se que o uso do jogo didático tornou o ensino de Física mais atrativo e acessível, contribuindo para a melhoria do desempenho escolar discente.

 

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Biografia do Autor

Michelle de Paula Madeira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Universidade Federal do Piauí, Floriano - Piauí.

Milena do Nascimento Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Discente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Universidade Federal do Piauí, Floriano - Piauí.

Marcones Ferreira Costa , Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Universidade Federal do Piauí, Floriano - Piauí.

Glaucia Silva Ferreira , Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza, Campus Amílcar Ferreira Sobral, Universidade Federal do Piauí, Floriano - Piauí.

 

Ricardo Gondim Sarmento , Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Docente do Curso de Ciências da Natureza, Campus Ministro Petrônio Portella, Universidade Federal do Piauí, Teresina - Piauí.

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Publicado

2025-07-02