A PRÁTICA DO ENSINO ESTRUTURADO NO MODELO TEACCH FACE À INCLUSÃO ESCOLAR DO EDUCANDO COM TEA

Autores

  • Rosângela Porfírio Bastos Universidade Federal do Amazonas
  • Daniel Cerdeira de Souza

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas. Método TEACCH. Autismo/TEA.

Resumo

O presente estudo se propõe a analisar o cenário da prática do ensino estruturado no modelo TEACCH e a inclusão escolar da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no período de 2013 a 2017. Para tanto, optou-se em adotar a abordagem qualitativa para a realização de uma pesquisa de levantamento das produções acadêmico-científicas, entre teses e dissertações, publicadas no Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior/CAPES. O estudo ancora-se no aporte teórico do Paradigma Inclusivo na educação Especial, articulado aos postulados sobre o método TEACCH como prática pedagógica de ensino para educandos com TEA. Os resultados evidenciaram poucas produções em nível stricto senso com o foco no TEACCH como método relacionado às práticas de ensino, apesar de reconhecidamente validado do ponto de vista teórico. Outro aspecto relevante identificado é a crítica ao TEACCH como um método que não promove a autonomia no aprendente, por ser focado em atividades repetitivas e estruturada individualmente. Além disso, pelos poucos estudos selecionados, observa-se a necessidade de produzir e socializar mais conhecimento científico e qualificado, em nível stricto senso, entre os profissionais da educação.

Biografia do Autor

Rosângela Porfírio Bastos, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em PSICOLOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (2012) e Graduada em LICENCIATURA EM NORMAL SUPERIOR (Pedagogia) pela Universidade do Estado do Amazonas (2008). Especialista em Psicologia Clínica (ULBRA, 2016) e é Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Atualmente atua no Centro de atenção integral da criança/ CAIC/SUSAM e na Secretaria Municipal de Educação.

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

Bastos, R. P., & Souza, D. C. de . (2020). A PRÁTICA DO ENSINO ESTRUTURADO NO MODELO TEACCH FACE À INCLUSÃO ESCOLAR DO EDUCANDO COM TEA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 2(4), 294–312. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5322