A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE NO TRABALHO COM CRIANÇAS ALTO HABILIDOSAS/SUPERDOTADAS

Autores

  • Fabiane Favarelli Navega FACP- Centro Universitário de Paulínia

Palavras-chave:

Superdotação, altas Habilidades e Criatividade

Resumo

A criatividade deve ser um fator fundamental para toda produção humana. Na área da educação deve ser compreendida e estimulada constantemente. Identificar e estimular alunos com altas habilidades e superdotação é um desafio para educadores. O que se refere a alunos com tais habilidades (AH/SD), torna-se imprescindível o reconhecimento do termo criatividade e como essa criatividade pode ser estimulada em sala de aula. Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica, cujo objetivo é esclarecer e direcionar o trabalho educacional em sala de aula subsidiando o trabalho docente.

Referências

ALENCAR, E.M.L.S.de. A Gerência da criatividade. – São Paulo: Makron Books, 1996.
ALENCAR, E. M. L. S. de. Criatividade e educação de superdotados. Petrópolis: Vozes, 2001.
ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.
ALENCAR, E.M.L. S.de; FARIA, M. F.B; FLEITH, D.S. Medidas de Criatividade: Teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2010.
BRANCHER,V.R.,FREITAS,S.N. Altas Habilidades/Superdotação: Conversas e Ensaios Acadêmicos. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
BRASIL (2001) RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, de 11 de Fevereiro de 2001.CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RESOLUÇÃO. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res2_b.pdf
__________Saberes e práticas da inclusão Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades / superdotação. Brasília: MEC/SEESP. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashabilidades.pdf
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. Trad. Gisela Wajskop. 4 ed. São Paulo, Cortez, 2001
FLEITH, D.S. (Org.). A Construção de Práticas Educacionais Para Alunos Com Altas Habilidades/Superdotação: Orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. v. 1.
FELDHUSEN, J. F. Talented identification and development in education. (TIDE). Sarasota, FL: Center for Creative Learning, 1992
FLEITH, D.S.; ALENCAR, E.M.L.S (Orgs). Desenvolvimento de Talentos E Altas Habilidades: Orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Fleith, D. S. & Alencar, E. M. L. S. Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade. Psicologia em Estudo, 2006.
FLEITH, D.S.; ALENCAR, E.M.L.S (Orgs). Desenvolvimento de Talentos E Altas Habilidades: Orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FREITAS, S. N.; PEREZ, S. G. Altas Habilidade/Superdotação: Atendimento Especializado – Marília: ABPEE, 2010.
GAMA, M.C.S.S. Educação de Superdotados: Teoria e Prática - São Paulo: EPU, 2006.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. - Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GARDNER, Howard. Inteligência: Um conceito reformulado. Rio de Janeiro 2001.
GARDNER, Howard. Cinco mentes para o futuro. – Porto Alegre: Artmed, 2007.
GUENTHER, Z. C. Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão. Petrópolis: Vozes. 2000.
KISHIMOTO, Tizuko M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
KISHIMOTO, Tizuko M. Jogos, brinquedo, brincadeira e a educação. Org: 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
Marland, S. P. (1972). Education of the gifted and talented: Report to the Congress of the United States by the U.S. Commissioner of Education. Washington, DC: U.S. Government Printing Office.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Criatividade, personalidade e educação. 3. ed. Campinas: Papirus, 1997
PINTO, R.R.M.; FLEITH, D.S., Avaliação de Práticas Educacionais de Um Programa de Atendimento a Alunos Superdotados e Talentosos. Psicologia Escolar e Educacional, 2004.v. 8,n.1. Disponível em . Acesso em: 28/12/18.
RENZULLI, Joseph S. O que é Esta Coisa Chamada Superdotação, e Como a Desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Disponível em, https://www.marilia.unesp.br/Home/Extensao/papah/o-que-e-esta-coisa-chamadauperdotacao.pdf> Acesso em 28/12/18
STERNBERG, R.J.; GRIGORENKO, E.L. Inteligência plena: ensinando e incentivando a aprendizagem e a realização dos alunos. Porto Alegre: Artmed, 2003.
TORRANCE, E. P. Rewarding creative behavior. New York: Prentice-Hall, 1965.
VEIGA, E.C. da. GARCIA.EG. Psicopedagogia e a teoria modular da mente: uma nova perspectiva para aprendizagem. –São José dos Campos: Pulso, 2006.
VIRGOLIM, Ângela M.R., (Org.) Altas Habilidades/Superdotação: Encorajando Potenciais. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação Especial, 2007. Disponível em: Acesso em: 28/12/18.
VIRGOLIM, Ângela M.R., (Org.) Talento criativo: expressão em múltiplos contextos. – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
VIRGOLIN, Ângela M.R. A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. IV Encontro Nacional do CONBRASD. I Congresso Internacional Sobre AltasHabilidades/Superdotação. IV Seminário Sobre Altas Habilidades/Superdotação. – Curitiba, 2010. – Disponível em < http://conbrasd.org/wp/wp- content/uploads/2013/03/Anais-VF1.pdf>. Acesso em: 29/12/18
VIRGOLIM, A. M. R.; FLEITH, D. S.; NEVES-PEREIRA, M. S. Toc toc... plim plim!: lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade. 2 ed. Campinas: Papirus, 2000.
VIRGOLIM, A.M.R., (Org.). Altas Habilidades/Superdotação: Encorajando Potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007
WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade: Descobrindo e Encorajando. Contribuições teóricas e práticas para as mais diversas áreas. –Campinas– SP. Duo Paper Gráfica Expressa. 2008. 3ºed.
Winnicott, D. W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Trad. Irineo Constantino Schuch Ortiz. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.





ALENCAR, E.M.L.S.de. A Gerência da criatividade. – São Paulo: Makron Books, 1996.
ALENCAR, E. M. L. S. de. Criatividade e educação de superdotados. Petrópolis: Vozes, 2001.
ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.
ALENCAR, E.M.L. S.de; FARIA, M. F.B; FLEITH, D.S. Medidas de Criatividade: Teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2010.
BRANCHER,V.R.,FREITAS,S.N. Altas Habilidades/Superdotação: Conversas e Ensaios Acadêmicos. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
BRASIL (2001) RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, de 11 de Fevereiro de 2001.CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA RESOLUÇÃO. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res2_b.pdf
__________Saberes e práticas da inclusão Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades / superdotação. Brasília: MEC/SEESP. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashabilidades.pdf
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. Trad. Gisela Wajskop. 4 ed. São Paulo, Cortez, 2001
FLEITH, D.S. (Org.). A Construção de Práticas Educacionais Para Alunos Com Altas Habilidades/Superdotação: Orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007. v. 1.
FELDHUSEN, J. F. Talented identification and development in education. (TIDE). Sarasota, FL: Center for Creative Learning, 1992
FLEITH, D.S.; ALENCAR, E.M.L.S (Orgs). Desenvolvimento de Talentos E Altas Habilidades: Orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Fleith, D. S. & Alencar, E. M. L. S. Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade. Psicologia em Estudo, 2006.
FLEITH, D.S.; ALENCAR, E.M.L.S (Orgs). Desenvolvimento de Talentos E Altas Habilidades: Orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FREITAS, S. N.; PEREZ, S. G. Altas Habilidade/Superdotação: Atendimento Especializado – Marília: ABPEE, 2010.
GAMA, M.C.S.S. Educação de Superdotados: Teoria e Prática - São Paulo: EPU, 2006.
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. - Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GARDNER, Howard. Inteligência: Um conceito reformulado. Rio de Janeiro 2001.
GARDNER, Howard. Cinco mentes para o futuro. – Porto Alegre: Artmed, 2007.
GUENTHER, Z. C. Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão. Petrópolis: Vozes. 2000.
KISHIMOTO, Tizuko M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
KISHIMOTO, Tizuko M. Jogos, brinquedo, brincadeira e a educação. Org: 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
Marland, S. P. (1972). Education of the gifted and talented: Report to the Congress of the United States by the U.S. Commissioner of Education. Washington, DC: U.S. Government Printing Office.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Criatividade, personalidade e educação. 3. ed. Campinas: Papirus, 1997
PINTO, R.R.M.; FLEITH, D.S., Avaliação de Práticas Educacionais de Um Programa de Atendimento a Alunos Superdotados e Talentosos. Psicologia Escolar e Educacional, 2004.v. 8,n.1. Disponível em . Acesso em: 28/12/18.
RENZULLI, Joseph S. O que é Esta Coisa Chamada Superdotação, e Como a Desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Disponível em, https://www.marilia.unesp.br/Home/Extensao/papah/o-que-e-esta-coisa-chamadauperdotacao.pdf> Acesso em 28/12/18
STERNBERG, R.J.; GRIGORENKO, E.L. Inteligência plena: ensinando e incentivando a aprendizagem e a realização dos alunos. Porto Alegre: Artmed, 2003.
TORRANCE, E. P. Rewarding creative behavior. New York: Prentice-Hall, 1965.
VEIGA, E.C. da. GARCIA.EG. Psicopedagogia e a teoria modular da mente: uma nova perspectiva para aprendizagem. –São José dos Campos: Pulso, 2006.
VIRGOLIM, Ângela M.R., (Org.) Altas Habilidades/Superdotação: Encorajando Potenciais. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação Especial, 2007. Disponível em: Acesso em: 28/12/18.
VIRGOLIM, Ângela M.R., (Org.) Talento criativo: expressão em múltiplos contextos. – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
VIRGOLIN, Ângela M.R. A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. IV Encontro Nacional do CONBRASD. I Congresso Internacional Sobre AltasHabilidades/Superdotação. IV Seminário Sobre Altas Habilidades/Superdotação. – Curitiba, 2010. – Disponível em < http://conbrasd.org/wp/wp- content/uploads/2013/03/Anais-VF1.pdf>. Acesso em: 29/12/18
VIRGOLIM, A. M. R.; FLEITH, D. S.; NEVES-PEREIRA, M. S. Toc toc... plim plim!: lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade. 2 ed. Campinas: Papirus, 2000.
VIRGOLIM, A.M.R., (Org.). Altas Habilidades/Superdotação: Encorajando Potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007
WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade: Descobrindo e Encorajando. Contribuições teóricas e práticas para as mais diversas áreas. –Campinas– SP. Duo Paper Gráfica Expressa. 2008. 3ºed.
Winnicott, D. W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Trad. Irineo Constantino Schuch Ortiz. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Navega, F. F. (2020). A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE NO TRABALHO COM CRIANÇAS ALTO HABILIDOSAS/SUPERDOTADAS. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 2(4), 268–275. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5304