AS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DO AEE NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Camila Rezende Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Educação Especial., Atendimento Educacional Especializado. Professores da Educação Especial.

Resumo

O presente artigo apresenta algumas reflexões acerca das atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Ensino Fundamental do município de Uberlândia e como este vem sendo retrato nos documentos atuais e na legislação vigente. Esse estudo se justifica pela necessidade de conhecer teoricamente a temática estudada e também permitir que tais concepções contribuam de maneira efetiva para aqueles que são considerados os principais atuantes do espaço escolar: educadores e educandos. Nesse sentido, a metodologia empregada tem como base uma pesquisa bibliográfica na área  e posteriormente a ligação desta com alguns aspectos referentes ao Ensino Fundamental. Crianças com necessidades especiais possuem direito à educação em nossa sociedade, e estão legalmente amparados pela Lei 9394/ 96, ECA e outros documentos oficiais, os quais delegam a família, a escola e a sociedade o compromisso para a efetivação de uma escola para todos. Diante desse quadro, deve-se ter clareza de que o trabalho do AEE deve ser norteado por práticas pedagógicas que favorecem de maneira clara a aprendizagem dos estudantes com deficiência, sobretudo no Ensino Fundamental pois estes estão inseridos na Educação Básica onde necessita de um cuidado ainda mais redobrado tanto da família quanto da escola.

 

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Oliveira, C. R. (2020). AS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DO AEE NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 2(4), 175–185. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4814