LETRAMENTO DE SURDOS: O PROCESSO SEMIÓTICO DA LINGUAGEM VISUAL ATRAVÉS DO PROJETO DE LETRAMENTO “LAVAGEM DAS MÃOS”

Autores

  • Larissa Dantas De Lima UFAM
  • Elizandra de Lima Silva Bastos Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Surdez. Linguagem. Letramento

Resumo

Este artigo objetiva analisar a linguagem visual no processo de letramento em estudantes de uma escola especializada para surdos da cidade de Manaus e concentrou-se na fase inicial do processo de letramento, contando com a participação de 10 alunos, com a faixa etária entre 8 - 14 anos, cursando o 1ª e 2ª ciclos, em uma intervenção que utilizou duas aulas. Embasado a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs no eixo saúde, com o conteúdo higiene corporal foi selecionado o tema gerador “Lavagem das mãos”. A pesquisa apresenta como metodologia o caráter bibliográfico-qualitativo, tendo como aporte teórico Vygotsky, Paulo Freire e Santaella. Foram elaborados materiais palpáveis, e, durante a intervenção, sensibilização através de material midiático e rodas de conversa sobre o tema gerador, dinâmicas e lavagem das mãos. Todo o processo contou com a observação das pesquisadoras para cumprir o objetivo proposto. À luz da semiótica, o letramento visual precede à escrita, pois a gama de experiências vivenciadas pelo sujeito em seu contato e desenvolvimento social é o que inicia tal processo e culminará nas suas práticas sociais cotidianas. Os resultados obtidos confirmam que, para os alunos surdos, é imprescindível o letramento visual para o desenvolvimento de sua aprendizagem significativa.

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Publicado

2019-01-14

Como Citar

De Lima, L. D., & Bastos, E. de L. S. (2019). LETRAMENTO DE SURDOS: O PROCESSO SEMIÓTICO DA LINGUAGEM VISUAL ATRAVÉS DO PROJETO DE LETRAMENTO “LAVAGEM DAS MÃOS”. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(2), 284–296. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4373