FUNÇÕES EXECUTIVAS E HABILIDADES FONOLÓGICAS EM LEITURA E ESCRITA DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Priscila dos Santos português

Palavras-chave:

Consciência Fonológica. Memória de Trabalho. Função Executiva.

Resumo

O sucesso na aprendizagem de leitura e escrita depende do bom desempenho no processo de sua aquisição. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o desempenho das habilidades de memória de trabalho e consciência fonológica de escolares do Ensino Fundamental I. Este estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa e aprovado antes do seu início. A amostra  foi constituída por 30 estudantes, sendo meninos e meninas com idades entre 8 e 9 anos, cursando o 3º ano do ensino fundamental I, de duas escolas da rede particular da cidade de São Paulo. Foi comparado o desempenho nas habilidades de memória de trabalho e consciência fonológica, de cada grupo, sendo um alfabetizado por meio do método fônico e o outro pela linha construtivista. A análise dos dados obtidos mostrou que os alunos da instituição que utiliza o método fônico tiveram resultados superiores em quase todas as provas aplicadas,  exceto na de categoria semântica Animas e Frutas do  teste de memória de trabalho. Assim, concluiu-se que é de grande relevância o estímulo das habilidades de consciência fonológica e memória de trabalho para a evolução e o desenvolvimento de aprendizagem.

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Publicado

2019-01-14

Como Citar

Santos, P. dos. (2019). FUNÇÕES EXECUTIVAS E HABILIDADES FONOLÓGICAS EM LEITURA E ESCRITA DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(2), 200–213. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4172