PRÁTICAS CRIATIVAS DO DESIGN DE PRODUTO NO AUXÍLIO À ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)

Autores

  • Camila Amaral Nóbrega de Medeiros UFCG
  • Itamar Ferreira da Silva UFCG

DOI:

https://doi.org/10.29327/216572.2.3-6

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Criatividade, Habilidades e Competências, Aprendizagem baseada em Design

Resumo

A pesquisa objetiva a tomada de decisão criativa na construção de planos de aula por professores do ensino básico. Correlaciona as áreas de Design e educação para dialogar com a prática pedagógica dos professores com foco na resolução de problemas, por meio de ferramentas e técnicas de criatividade. A abordagem da pesquisa é teórico-prática devido a natureza do trabalho proporciona um estudo do estado da arte e das vivências construídas pelos sujeitos. Como procedimento metodológico foi referenciado as principais ferramentas e práticas criativas utilizadas no ensino de Design e realizado questionário com professores de graduação em Design da disciplina de Projeto de Produto. Como resultado, foi desenvolvido um quadro de consulta com sugestões advindas das correlações dos discursos da didática dos professores e com conteúdos selecionados de ciências do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Portanto, o uso de abordagens metodológicas do Design na escola diversifica o ensino por meio de problemáticas práticas do dia a dia do estudante.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Amaral Nóbrega de Medeiros, C., & Ferreira da Silva, I. . (2021). PRÁTICAS CRIATIVAS DO DESIGN DE PRODUTO NO AUXÍLIO À ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS). AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 2(3), 67–84. https://doi.org/10.29327/216572.2.3-6