Gestão escolar em seu âmbito formador – A formação continuada de docentes que atuam na educação profissional por meio das linguagens artísticas

Quando o aprendizado se mistura com o prazer.

Autores

  • Caio Cesar Silva Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP)

Palavras-chave:

Gestão educacional. Arte educação. Formação de professores.

Resumo

Esse trabalho apresenta experiências de cunho formativo articuladas e desenvolvidas no âmbito da gestão escolar direcionadas a docentes que atuam na educação para o trabalho/profissional.  Por meio da uma avaliação diagnóstica acerca de quais temáticas o coletivo de educadores gostaria de trabalhar durante as reuniões pedagógicas, evidenciou-se a necessidade de promover ações formativas sobre a pedagogia por projetos utilizando as linguagens artísticas. Portanto, as atividades descritas neste artigo inserem-se em dois campos profissionais: a formação de educadores e a arte educação, por meio das linguagens artísticas (música, teatro, dança e artes visuais) como estratégia formativa. O objetivo dessas práticas foi o de fomentar com base em vivências artísticas o planejamento e a realização por parte dos educadores de aulas mais lúdicas, reflexivas, dinâmicas e com base na cultura do fazer em uma instituição de educação profissional.

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Publicado

2021-01-22

Como Citar

Nascimento, C. C. S. (2021). Gestão escolar em seu âmbito formador – A formação continuada de docentes que atuam na educação profissional por meio das linguagens artísticas : Quando o aprendizado se mistura com o prazer . AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 1(3), 55–66. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/8635