PLANO DE AULA DO JOGO “CHEQUE ISSO!”

ENSINANDO A VERIFICAR OS FATOS

Autores

  • Jean Carlos da Silva Monteiro Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Jogos na Educação, Plano de Aula, Cheque Isso.

Resumo

Este estudo versa sobre a integração estratégica de jogos na educação. Questiona-se as (possíveis) contribuições dos jogos para o processo de aprendizagem. Para responder ao questionamento, a pesquisa tem como objetivo apresentar o jogo “Cheque Isso!”, seu objetivo, etapas e integração estratégica no contexto pedagógico. Pautado em uma metodologia bibliográfica, exploratória e descritiva, o artigo reúne teóricos que discutem o jogo como aprendizado e, por fim, interage com o jogo supracitado com o propósito de alcançar o objetivo traçado anteriormente. Identificou-se a importância do “Cheque Isso!” e a sua utilização como recurso didático para potencialização de uma aprendizagem que busca fomentar o desenvolvimento da habilidade e da competência de explorar ambientes virtuais de informação e analisar a qualidade e a validade das informações veiculadas.

Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura Organizacional e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1339098378453005

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8025-3670

E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-06-24

Como Citar

Monteiro, J. C. da S. (2023). PLANO DE AULA DO JOGO “CHEQUE ISSO!”: ENSINANDO A VERIFICAR OS FATOS. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 4(1), 1–10. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/11679