USABILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM:

ESTUDO DE CASO SOBRE O GOOGLE CLASSROOM

Autores

  • Agatha Brenda da Costa Freitas Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Taiane Melo Farias Universidade Federal do Amazonas
  • Karla Mazarelo Maciel Pacheco

Palavras-chave:

Usabilidade, Experiência do usuário, Educação a distância, Ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

Devido à pandemia de Covid-19, as instituições de ensino tiveram que adaptar seus métodos de ensino a um modelo de educação à distância, usando ambientes virtuais de aprendizagem. Neste contexto, tanto professores como alunos enfrentaram dificuldades de adaptação às novas ferramentas, principalmente aqueles que não tinham experiência prévia com o ensino a distância. Por essa razão, este estudo tem como objetivo demonstrar a importância da experiência do usuário para novos usuários, identificando funcionalidades e falhas de usabilidade na interface do Google Classroom. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e documental básica de natureza qualitativa, por meio de uma consulta online ao público-alvo e dois tipos de análises na interface. Os resultados apresentados reúnem alguns aspectos de usabilidade que estão sujeitos a mudanças na interface que podem ser positivas para a experiência do usuário no site. Sendo assim, possíveis melhorias foram sugeridas em prol da experiência dos novos usuários, neste caso, os professores e alunos entrantes.

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Publicado

2023-07-15

Como Citar

Freitas, A. B. da C. ., Farias, T. M., & Pacheco, K. M. M. . (2023). USABILIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: : ESTUDO DE CASO SOBRE O GOOGLE CLASSROOM. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 4(1), 67–82. Recuperado de https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/10711