USABILIDADE E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: ESTUDO DE CASO SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABWEB

Autores

  • Gerfeson Furtado França Universidade Federal do Amazonas
  • Yamille dos Santos Barbosa Universidade Federal do Amazonas
  • Giovanna Pinheiro Ribeiro Universidade Federal do Amazonas
  • Karla Mazarelo Maciel Pacheco Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Virtual learning environment, User experience, Usability, Information architecture, ColabWeb

Resumo

Devido aos avanços tecnológicos, a área da educação passou a utilizar mais recursos digitais, por exemplo, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA´S) que buscam conceder um espaço para o compartilhamento de informações entre discentes e docentes remotamente. Para promover essa interação, torna-se necessário priorizar critérios que facilitem a experiência do usuário. Portanto, este artigo teve como objetivo geral auxiliar no aprimoramento da interação dos usuários com os AVA´S, através de recomendações de melhorias centradas na usabilidade e arquitetura de informação. Para atingir este fim, fez-se a adaptação da metodologia projetual do Duplo Diamante; realizou-se um levantamento de dados bibliográficos, com abordagem qualitativa; identificaram-se os principais problemas no ColabWeb, mediante um estudo de caso; e consultou-se o público através de um questionário online. Acredita-se que inúmeras possibilidades de pesquisas podem ser iniciadas a partir do presente estudo, especialmente, aquelas que visualizam o usuário como ponto central e decisivo para o desenvolvimento de soluções.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Furtado França, G., dos Santos Barbosa, Y. ., Pinheiro Ribeiro, G. ., & Mazarelo Maciel Pacheco, K. (2022). USABILIDADE E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: ESTUDO DE CASO SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABWEB. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 3(1), 1–20. Recuperado de //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/10101