Análise comparativa das estruturas curriculares de graduação em universidades internacionais em relação à UFAM

Autores

  • Alexandre Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Célia Carvalho

Resumo

Este artigo analisa as principais similaridades e diferenças entre as estruturas curriculares de universidades estrangeiras e a da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no curso de Relações Públicas. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa com análise documental para examinar as formações acadêmicas em cinco instituições internacionais. Os objetivos específicos incluíram investigar a formação em Relações Públicas, analisar os projetos político-pedagógicos e as estruturas curriculares, bem como avaliar as nomenclaturas e os conteúdos programáticos das disciplinas. Os resultados mostraram que, apesar de existirem pontos comuns entre as estruturas curriculares, os cursos de Relações Públicas se adaptam às demandas locais de ensino e do mercado de trabalho. Assim, cada instituição desenvolve formações alinhadas ao contexto específico de seu país, o que gera diferenças significativas nas áreas de atuação para as quais os estudantes são capacitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações públicas. Summus Editorial, 2003.

KUNSCH, Margarida. A Formação Universitária em Relações Públicas: Novas Demandas e Desafios da Sociedade Contemporânea. Revista Internacional de Relaciones Públicas, vol. VII, N° 14, 5 - 22. 2017.

LOPES, Valéria de Siqueira Castro; GRANDI, Guilherme. O valor da Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. Organicom, v. 6, n. 10-11, p. 22-39, 2009.

RHODEN, Valmor; OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Brasil, Argentina e Uruguai: ensino de Relações Públicas na cultura digital. Educação & Realidade, v. 43, p. 1569–1589, 8 out. 2018.

SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas e micropolítica. Summus Editorial, 2001.

TAVARES, Marcelo. Novas Perspectivas para a Docência das Relações Públicas no Ensino Superior. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DA COMUNICAÇAO, 38, 2015, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...] Rio de Janeiro, Portal Intercom, 2015. p. 1-13.

Downloads

Publicado

2025-07-03