DEPENDÊNCIA DE INTERNET, ANSIEDADE, DEPRESSÃO, ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO CORRELACIONAL (DEPENDÊNCIA DE INTERNET: UM ESTUDO CORRELACIONAL)

Autores

  • Gustavo Paiva de Carvalho Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Darcy Fonseca Izel

Resumo

Atualmente, a internet é um recurso tecnológico indispensável, seu uso promove o desenvolvimento em áreas como educação, saúde e comunicação e está no cotidiano das pessoas. Contudo, a utilização disfuncional pode afetar negativamente a saúde psicológica e física das pessoas. A presente pesquisa procurou verificar correlações entre dependência de internet, variáveis psicológicas e qualidade de vida. Participaram 96 estudantes de psicologia de uma universidade pública, os quais foram submetidos a uma bateria de cinco testes: 1) Dependência de internet; 2) Ansiedade; 3) Depressão; 4) Estresse e; 5) Qualidade de vida. O teste sobre qualidade de vida abordou quatro domínios: Físico, Psicológico, Social e Ambiental. Ao todo, foram realizados 28 cruzamentos entre variáveis, sendo que 23 deles apresentaram correlações significativas,14 delas moderadas e seis fortes. Os dados demonstram a inter-relação entre os fenômenos. Os índices de dependência de internet apresentaram correlações moderadas significativas positivas com depressão e estresse, além de correlação negativa com domínio psicológico. Os valores mensurados nos quatro domínios da qualidade de vida apresentaram correlações negativas com os índices dispostos a mensurar as variáveis ansiedade, depressão e estresse. Os dados sugerem que a dependência de internet é acompanhada pelo aumento da intensidade de sintomas depressivos e de estresse, deteriorando-se, concomitantemente, aspectos psicológicos da qualidade de vida. Percebe-se também que a degradação da autoavaliação sobre a qualidade de vida é acompanhada pelo aumento de sintomas negativos relacionados à saúde mental.

 

Palavras-chave: Dependência de internet; ansiedade; depressão; estresse; qualidade de vida.

Biografia do Autor

Gustavo Paiva de Carvalho, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor Associado da UFAM - Faculdade de Psicologia. Doutor em Ciências do Comportamento. Manaus (AM), Brasil. http://lattes.cnpq.br/3777798690833317, https://orcid.org/0000-0002-8044-3033.

Darcy Fonseca Izel

Especialista em Gestão de Pessoas. Administradora. Graduanda finalista de Psicologia. Ex-bolsista PIBIC. Manaus (AM), Brasil., http://lattes.cnpq.br/5886449811329219, https://orcid.org/0000-0002-8064-1486

Downloads

Publicado

2021-12-31