A SATISFAÇÃO COM A VIDA EM PESSOAS IDOSAS QUE PARTICIPAM DE ATIVIDADES OFERECIDAS EM UM PARQUE MUNICIPAL(MANAUS, AMAZONAS, BRASIL).

Autores

  • Alexandre Ferreira Soares Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Denise Machado Duran Gutierrez Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Gisele Cristina Resende Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Com o avanço da cultura do envelhecimento ativo, as políticas públicas investem cada vez mais em espaços de promoção de saúde e estilo de vida saudável. Supõem-se que isso contribua para uma vida e velhice mais satisfatória e que pessoas mais satisfeitas com a vida tendem a viver mais e melhor. O presente estudo tem como objetivo analisar o nível de satisfação com a vida em pessoas idosas que participam de atividades em uma instituição pública. Trata-se de um estudo na abordagem quantitativa, transversal, com finalidade descritiva e analítica. Participaram da pesquisa 326 pessoas idosas (ambos os sexos), os quais responderam um formulário de questões sociodemográficas, condições de saúde e estilo de vida, e a Escala de Satisfação Com a Vida (ESCV). Os resultados demonstraram que houve diferença entre os sexos em todos os itens da escala, revelando que as mulheres apresentam médias mais elevadas de satisfação com a vida. As pessoas idosas da zona centro-sul (bairro de classe média-alta) e as com mais de 80 anos tiveram níveis mais altos no quesito em que consideram as condições de vida como excelentes. As pessoas com mais de 80 anos foram as que tiveram os níveis mais altos no quesito em que declaram que, mesmo se pudessem, não mudariam quase nada no modo em que viveram a vida.

 

Palavras chaves: Pessoas Idosas; Satisfação Com a Vida; Psicologia; Gerontologia.

Biografia do Autor

Alexandre Ferreira Soares, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduação em psicologia. Especialização em Terapia Cognitiva-Comportamental. Mestrando do programa de pós-graduação em psicologia da Universidade Federal do Amazonas

Denise Machado Duran Gutierrez, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduação em psicologia. Doutora em Saúde Coletiva. Professora na Universidade Federal do Amazonas

Gisele Cristina Resende, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduação em psicologia. Doutora em Psicologia. Professora na Universidade Federal do Amazonas

Downloads

Publicado

2021-12-31