Os sentidos na relação professor-aluno e sua influência no processo educacional em uma faculdade pública à luz da fenomenologia heideggeriana

Autores/as

  • Otávio Ferreira Lima Neto Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Ewerton Helder Bentes de Castro Universidade Federal do Amazonas

Palabras clave:

Relação professor-aluno, Educação, Formação, Psicologia Fenomenológico-Existencial.

Resumen

Uma das relações mais fortes no decorrer da vida é a relação entre professor e aluno que começa desde a infância e se tece em inúmeros outros momentos como graduação, pós-graduação, etc. No âmbito da formação superior, esse palco tem características bastante peculiares, posto que durante a caminhada na academia, o futuro profissional que o aluno tanto almeja se dá a partir de suas relações com as figuras mais próximas dessa aspiração: seus professores. Neste contexto, esta investigação se propôs a compreender através do discurso como se dá a relação professor-aluno e como ela influencia no processo educacional de um curso de nível superior a partir da filosofia de Martin Heidegger. É uma pesquisa qualitativa que se desenvolveu nos preceitos do método fenomenológico, que tem como foco a compreensão do outro naquilo que ele traz em seu discurso. Os colaboradores desta pesquisa foram dez estudantes de graduação na cidade de Manaus. A entrevista áudio-gravada partiu de uma questão norteadora que foram transcritas e analisadas sob o viés da Psicologia Fenomenológico-Existencial. O presente estudo nos mostra que há um abismo grande entre as expectativas e as experiências dos discente em relação à faculdade, e que esse abismo se desdobra na insuficiência da prática docente, na distância e temor da hierarquia e nas relações inautênticas que permeiam a graduação, assim como em relações que se baseiam no respeito e na eticidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Relação professor-aluno, Educação, Formação, Psicologia Fenomenológico-Existencial.

Uma das relações mais fortes no decorrer da vida é a relação entre professor e aluno que começa desde a infância e se tece em inúmeros outros momentos como graduação, pós-graduação, etc. No âmbito da formação superior, esse palco tem características bastante peculiares, posto que durante a caminhada na academia, o futuro profissional que o aluno tanto almeja se dá a partir de suas relações com as figuras mais próximas dessa aspiração: seus professores. Neste contexto, esta investigação se propôs a compreender através do discurso como se dá a relação professor-aluno e como ela influencia no processo educacional de um curso de nível superior a partir da filosofia de Martin Heidegger. É uma pesquisa qualitativa que se desenvolveu nos preceitos do método fenomenológico, que tem como foco a compreensão do outro naquilo que ele traz em seu discurso. Os colaboradores desta pesquisa foram dez estudantes de graduação na cidade de Manaus. A entrevista áudio-gravada partiu de uma questão norteadora que foram transcritas e analisadas sob o viés da Psicologia Fenomenológico-Existencial. O presente estudo nos mostra que há um abismo grande entre as expectativas e as experiências dos discente em relação à faculdade, e que esse abismo se desdobra na insuficiência da prática docente, na distância e temor da hierarquia e nas relações inautênticas que permeiam a graduação, assim como em relações que se baseiam no respeito e na eticidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Relação professor-aluno, Educação, Formação, Psicologia Fenomenológico-Existencial.

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Publicado

2019-06-17

Número

Sección

Artigos