ALFABETIZAÇÃO

UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO E DA CARTILHA

著者

  • Aldaniza Rolim Teixeira SEMED-HUMAITÁ/AM
  • Adriana Francisca de Medeiros Universidade Federal do Amazonas

##semicolon##

Leitura e escrita##common.commaListSeparator## cartilha##common.commaListSeparator## alfabetização

要旨

Este artigo pretende analisar o uso da cartilha, como um dos instrumentos mais utilizados pelas escolas, que, apesar de ser considerado tradicional, ainda é amplamente empregado Para isso, discutimos o ensino da leitura e escrita por meio da cartilha ao longo dos anos e analisamos a cartilha fazendo uma comparação ao livro didático ambos instrumentos utilizados por muitos professores no processo de alfabetização. Tomando por base os estudos Mortatti (2000) Alburquerque e Morais (2005); Morais, Leite e Leal (2005) e Alburquerque (2007) que discutem a temática. No início do século XX, com a organização da instrução pública, iniciou no Brasil um movimento de escolarização das práticas de leitura e escrita, a partir de então, a cartilha foi se consolidando como um imprescindível instrumento de concretização dos métodos propostos e, em decorrência, de configuração de determinado conteúdo deensino. Este artigo é o resultado de uma pesquisa qualitativa utilizando como método a anális e documental para a construção dos dados. Como resultado da análise, tecemos considerações sobre à forma de aprendizado que elas transmitem às nossas crianças, qual a importância que elas trazem para com a leitura e a escrita e se realmente este é um dos melhores instrumentos de ensino.  

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

出版済

2018-06-14

巻号

セクション

Artigos