Recursos y usos de las TIC em la resolución de problemas matemáticos

Autores/as

Palabras clave:

Confinamento; COVID-19; Resolução de problemas matemáticos; TIC.

Resumen

Resolver problemas matemáticos é uma preocupação em diferentes contextos e as TIC continuam a propor estratégias que prometem eficiência, eficácia, bem como uma aprendizagem verdadeiramente significativa. Levando em conta essa perspectiva, este artigo mostra o uso das TIC como ferramenta pedagógica na resolução de problemas matemáticos, identificando a visão particular de alunos do sexto ao nono ano de uma instituição de ensino médio sobre o uso das TIC em seus processos de ensino e aprendizagem, bem como algumas experiências e estratégias pedagógicas utilizadas por um grupo de professores, levando em consideração as particularidades do contexto pandêmico e as mudanças que foram geradas após a crise gerada pela Covid-19. A metodologia utilizada é uma abordagem mista predominantemente qualitativa com análise diagnóstica descritiva por meio da triangulação das informações fornecidas. Foi utilizado um questionário para orientar um grupo focal com professores e um questionário para uma pesquisa com perguntas fechadas aplicadas aos alunos. O resultado é uma reflexão sobre a necessidade de capacitar para a resolução de problemas matemáticos, respondendo a contextos com dificuldades em desníveis sociais e tecnológicos, destacando as oportunidades de utilização de ferramentas TIC para esse fim.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Antonio Chávez Duarte, Universidad de San Buenaventura

 

Magister en educación de la Universidad de San Buenaventura y Licenciado en Filosofía y ciencias religiosas. Profesor de la Institución Educativa Buenos Aires. Universidad de San Buenaventura, pedrochavezdua@hotmail.com, https://orcid.org/0009-0007-7968-7552

María del Carmen Díaz Rodríguez, Universidad de San Buenaventura,

 

Magister en educación de la Universidad de San Buenaventura y Licenciada en básica primaria. Profesora de la Institución Educativa Buenos Aires. Universidad de San Buenaventura, Institución Educativa Buenos Aires, mariadiaz4585@gmail.com, https://orcid.org/0009-0000-8666-3769

Ana Graciela Romero Rincón, Universidad de San Buenaventura

 

Magister en educación de la Universidad de San Buenaventura y Licenciada en lengua castellana. Profesora de la Institución Educativa Buenos Aires. Universidad de San Buenaventura, Institución Educativa Buenos Aires,

graceromero13@hotmail.com, https://orcid.org/0009-0005-3681-406X

Mary Susana Vera Castro, Universidad de San Buenaventura

 

Magister en educación de la Universidad de San Buenaventura y Licenciada en matemática e informática educativa. Profesora de la Institución Educativa Buenos Aires. Universidad de San Buenaventura, Institución Educativa Buenos Aires, susavera364@hotmail.com, https://orcid.org/0009-0003-4368-5628

 

Jaime Laurence Bonilla Morales, Pontificia Universidad Javeriana

 

Doctor en artes y humanidades, Magíster en Docencia mediada por las TIC, Magíster en filosofía, Licenciado en teología, profesor de tiempo completo de la Pontificia Universidad Javeriana. Pontificia Universidad Javeriana, jl.bonillam@javeriana.edu.co, https://orcid.org/0000-0001-5821-6021

 

 

Publicado

2025-06-26