REFLEXÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE ESTUDOS PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR

Autores

  • Jerson Sandro Santos de Souza Universidade Federal do Amazonas (UFAM)/SEDUC-AM/SEMED-Manaus
  • suely mascarenhas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

No presente artigo, realizado ao abrigo do doutorado em educação – PPGE/UFAM, a partir de uma pesquisa bibliográfica e da análise de alguns relatórios (BRASIL, 2017b, 2018; OCDE, 2013, 2014), pretende-se tecer algumas reflexões e levantar alguns questionamentos acerca da importância dos hábitos de estudo para a aprendizagem da Matemática escolar. Inicialmente, faz-se uma descrição dos prováveis hábitos de aprendizagem de discentes brasileiros e dos hábitos de aprendizagem que o estudo da Matemática exige. Destaca-se que esses discentes parecem ter herdado de seu meio sociocultural algumas concepções, em nossa perspectiva talvez um pouco equivocadas, sobre a importância e a finalidade da educação escolar, bem como sobre o ato de aprender. Imbuídos desses equívocos, que as regras da dinâmica educacional brasileira ajudam a construir, eles desenvolvem um nível de consciência nem sempre favorável às boas práticas dos processos de ensino-estudo-aprendizagem. Nesse contexto, discute-se que os hábitos de aprendizagem mais comuns dos alunos brasileiros, em alguma medida, podem ser incompatíveis com os hábitos de aprendizagem que o estudo da Matemática exige. Apresenta-se, a fim de analisar a relação entre os hábitos de aprendizagem e o desempenho em Matemática, a diferença atitudinal entre aluno e estudante. Conclui-se o trabalho argumentando que, de modo similar à conscientização de professores, a conscientização de estudantes é uma questão e dimensão igualmente importante para a conquista de um ensino básico de qualidade, que realmente favoreça o pleno desenvolvimento das capacidades e habilidades dos discentes no domínio da Matemática essencial para aplicação ao longo da vida.

Palavras-chave: Matemática Escolar. Aprendizagem. Dificuldades. Hábitos de Estudo. Conscientização de Estudantes.

Biografia do Autor

Jerson Sandro Santos de Souza , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)/SEDUC-AM/SEMED-Manaus

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Linha de Pesquisa: Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2013) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma instituição (2017). É professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED-Manaus) e da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9812-5009. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9398786685141669.

suely mascarenhas , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduação em pedagogia, UNIR, Brasil, 1987; Doutorado em Diagnóstico e Avaliação Educativa/Psicopedagogia, Universidade de La Coruña, Espanha, 2004. Atuação profissional como professora 1981-2006 (Educação Básica), 2006-atual (Educação Superior), Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Instituto de Educação Agricultura e Ambiente, IEAA, graduação e pós-graduação (PPGE-UFAM e PPGECH/UFAM). ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2668-5944. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9048283421149753

Downloads

Publicado

2021-12-31