AMAZÔNIA: ENSINANDO MATEMÁTICA EM MEIO À PANDEMIA

Autores

  • Enildo Lopes Batista UEA-UFAM
  • suely a. do n. mascarenhas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

O artigo mostra as atividades em uma escola no Amazonas em meio à pandemia do corona vírus em 2020 e 2021, relatada pelo autor do projeto de pesquisa Perspectivas da formação de professores para a valorização da diversidade sócio cultural no Ensino da Matemática em escolas no interior do Estado do Amazonas, em andamento  no âmbito do PPGE/UFAM. O projeto tem como principal objetivo apreender e compreender o saber matemático que orienta o processo ensino-aprendizagem nesses rincões amazônicos, contextualizando a sociodiversidade das linguagens, a subjetividade e o multiculturalismo. Faz referencias ao momento atual da educação no interior do Estado do Amazonas e busca compreender fatores sociais, políticos, culturais e psicológicos que se expressam no ambiente escolar. Com pesquisa qualitativa apoiada na fenomenologia, faz uma reflexão sobre o momento atual e futuro da educação “presencial” e “on-line” no interior do Amazonas, ouvindo professores e gestores nessas escolas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Aprendizagem. Cultura. Pandemia

Biografia do Autor

Enildo Lopes Batista , UEA-UFAM

Doutorando PPGE- UFAM

suely a. do n. mascarenhas , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora UFAM, atuando na graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2021-12-31