Análise da Eficácia de Treinos Cognitivos Computadorizados em Crianças

uma revisão meta-analítica

Authors

Keywords:

Treino Cognitivo Computadorizado, Cognição, Memória de Trabalho, Desempenho Acadêmico, Intervenção Cognitiva, Facet Theory

Abstract

Acredita-se que os programas de Treinamento Cognitivo Computadorizado (TCC) promovam melhoras no desempenho cognitivo, todavia, persiste a falta de consenso quanto a sua eficácia e limitações. Este estudo objetivou apresentar os programas de TCC para crianças utilizados nos últimos cinco anos, identificando sua eficácia e o impacto de fatores de design para tal. Realizou-se uma revisão sistemática com meta-análise a partir da busca por artigos nas bases SciELO, PubMed, CAPES e ScienceDirect. Vinte estudos foram analisados quanto a sua qualidade, risco de viés e tamanhos de efeito, abrangendo 2.116 participantes. Os programas de intervenção variaram consideravelmente, sendo Cogmed e Braingame Brian os mais utilizados. O tamanho dos efeitos das intervenções foi médio e significativo tanto para os domínios cognitivos treinados quanto para habilidades relacionadas, que também melhoraram após o treino, como o desempenho acadêmico, funções executivas e sintomas. Os designs mais eficazes foram intervenções em formato de jogo, com feedbacks motivacionais e aplicadas na escola, o que indica a relevância da inserção dos TCC no currículo escolar. Sugere-se que o TCC é eficaz na melhoria do desempenho cognitivo em crianças, mas a eficácia varia entre domínios e sofre influência de escolhas de design. 

Author Biographies

Alanny Nunes de Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco

 

D.Phil, Department of Psychology, Federal University of Pernambuco (UFPE)

E-mail: roazzi@gmail.com

https://orcid.org/0000-0001-6411-2763

http://lattes.cnpq.br/6108730498633062

https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Roazzi

Jéssica Daniele Silva de Vasconcelos Marques, Universidade Federal de Pernambuco

 

Master's student, PPG in Cognitive Psychology, Federal University of Pernambuco (UFPE)

E-mail: jessica.daniele@ufpe.br

https://orcid.org/0000-0002-0869-1016

http://lattes.cnpq.br/5506490734808241

Alena Pimentel Mello Cabral Nobre, Universidade de Pernambuco - UPE

Ph.D. in Cognitive Psychology, Pernambuco University (UPE)

E-mail:  alena.nobre@upe.br

https://orcid.org/0000-0001-7459-5770

http://lattes.cnpq.br/3437049863442139

Published

2023-12-31