Abordagens Pikler e Reggio Emilia:

a autonomia como base da qualidade educacional.

Autores

Palavras-chave:

Abordagem Pikler; Abordagem Reggio Emilia; Autonomia; Desenvolvimento integral; Educação Infantil.

Resumo

Este relato de experiência surgiu da participação da autora em uma turma de infantil 4 da creche privada Ateliê Aquarela, em Fortaleza - CE. O estudo analisou como práticas pedagógicas inspiradas nas abordagens Pikler e Reggio Emilia contribuem para o protagonismo, a autonomia e o desenvolvimento integral das crianças. Foram realizadas observações sistemáticas registradas em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com professoras, possibilitando compreender a rotina, o uso do espaço e a linguagem pedagógica. Observou-se que a intencionalidade pedagógica, a diversidade de experiências e o respeito às crianças favorecem relações horizontais e práticas democráticas, fortalecendo a formação docente e promovendo o desenvolvimento autônomo, sensível e competente das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Vitória Nunes Marques, Universidade Federal do Ceará

Marília Vitória Nunes Marques,

Universidade Federal do Ceará; Centro de Educação; Curso de Pedagogia

Graduanda em Pedagogia pela UFC, com interesse em alfabetização e práticas pedagógicas da educação infantil. Participa de projetos de iniciação à docência e pesquisas sobre desenvolvimento infantil.

Contribuição de autoria: Realizou a pesquisa de campo, conduziu observações, entrevistas e redação do relato de experiência.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/4704983391485441

E-mail: mmarilia140@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0000-3425-3434

Downloads

Publicado

2026-01-01