COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E AMBIENTE VIRTUAIS: UM ESTUDO PROPEDÊUTICO

Autores

  • Hellen Cristina Picanço Simas Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0001-9637-6587
  • Luiz Fernando Correia de Almeida Universidade Federal do Amazonas

Resumo

A comunicação científica tem sido modificada pelas tecnologias da informação e comunicação, e democratizada com a ciência aberta. A produção de conhecimento tem crescido devido à rede e as técnicas que têm possibilitado um ambiente colaborativo em que todos contribuem e produzem, ocasionado a queda da fronteira entre produtores e consumidores de informação. O método adotado neste trabalho é a cartografia, em que observa as relações de aproximações e de ressignificação entre as categorias: “comunicação científica”, “produção de conhecimento” e “ambientes virtuais”. Para isso foi realizada uma fundamentação teórica para buscar consolidar o objetivo de desenvolver um estudo propedêutico sobre a comunicação científica e a produção de conhecimento viabilizado por meio de ambientes virtuais. Assim, fica observado que as técnicas têm cada vez mais modificado e aproximado as categorias apresentadas aqui, causando crise e novas estruturas de comunicar a ciência.

Biografia do Autor

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas. Possui doutorado em Linguística pela
Universidade Federal da Paraíba (2013); mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009);
graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens
da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). Membro do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da
Universidade Federal do Amazonas. Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos da
Linguagem da Universidade Federal Fluminense - UFF. Foi membro titular da Câmara de Assessoramento
Científico FAPEAM (2015-2016). Atualmente desenvolve pesquisa relacionada ao português indígena Sateré-
Mawé do Baixo Amazonas, além de estudos vinculados às áreas de Linguística Indígena e Linguística Aplicada
com ênfase nos seguintes temas: educação escolar indígena, política linguística, bilinguismo, gêneros textuais,
letramento, ensino aprendizagem da escrita e da leitura, produção textual, ensino de línguas e sobre gêneros
textuais jornalísticos na perspectiva bakhtiniana e pecheutiana. E-mail: india.parintintins@gmail.com

Luiz Fernando Correia de Almeida, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em biblioteconomia ICHL/UFAM (2017), Mestre em educação FACED/UFAM (2019)

Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos