A RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA: UMA ANÁLISE DOS OLHARES DE PEDAGOGOS EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Francisdalva Malafaia Silva
  • Gilvânia Plácido Braule UFAM
  • Tânia Suely A. Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Resumo

Este estudo de caso buscou analisar as percepções e ações de graduandos da licenciatura em Pedagogia do INC-UFAM, sob a ótica da condição de seres humanos e suas relações com a natureza. Para tal, sua metodologia assume uma abordagem qualitativa, realizada por meio de observações, questionário online e grupo focal com trinta e oito graduandos. Os resultados apontam um sentimento de pertencimento da natureza exposto nas falas e ações cotidianas em sala de aula. Os pedagogos em formação demonstram conhecimento sobre a importância da manutenção de uma relação respeitosa e conservadora da natureza, contudo, ainda revelam a falta de hábitos de cuidados com o meio ambiente. Entender a relevância da relação do ser humano com a natureza é primordial para o desenvolvimento sustentável nos campos educacional, social e ambiental, sobretudo, no contexto da Amazônia.

Publicado

2021-10-31

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos