CULTIVO E INFORMAÇÕES TÉCNICAS DO CARÁ-DO-AR (Dioscorea bulbifera L., DIOSCOREACEAE) EM CONDIÇÕES AMAZÔNICAS

Autores

  • Daniel Felipe de Oliveira Gentil Universidade Federal do Amazonas
  • Wilson Araújo Matos-Júnior
  • Agno Nonato Serrão Acioli

Resumo

O cará-do-ar (Dioscorea bulbifera L.) é uma hortaliça tuberosa nativa da Ásia tropical e da África Subsaariana, que foi introduzida no Brasil na época colonial. Apesar de ter alcançado importância alimentar no passado, atualmente o cultivo se restringe aos agricultores familiares e às populações tradicionais do país. Diante disso, considerando a importância nutricional dessa espécie, que pode contribuir com a segurança alimentar de muitas populações, o presente estudo reúne informações oriundas de revisões bibliográficas, bem como de observações inéditas obtidas a partir de pesquisas realizadas pelo Núcleo de Etnoecologia na Amazônia Brasileira.

Biografia do Autor

Daniel Felipe de Oliveira Gentil, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Agronomia (Fitotecnia), professor e pesquisador do Curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Amazonas. Av. Gen. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, n. 6200, Coroado I, Campus Universitário, Setor Sul, CEP. 69080-900, Manaus, AM. E-mail: dfgentil@ufam.edu.br

Wilson Araújo Matos-Júnior

Graduado em Agronomia, Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Amazonas

Agno Nonato Serrão Acioli

Doutorado e Mestrado em Ciências Biológicas (área de concentração em Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 2007 e 2001, respectivamente. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas, 1998. Atualmente é professor do Curso de Ciências Agrágrias e do Ambiente do Instituto de Natureza e Cultura/Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM) no Município de Benjamin Constant, Amazonas. Desde a graduação trabalha com invertebrados terrestres em ecossistemas amazônicos. Mestrado e doutorado com ênfase em ecologia e taxonomia de cupins sem soldados (Isoptera: Termitidae: Apicotermitinae).
Cará-do-ar

Downloads

Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Artigos