EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANÁLISE DA LITERATURA

Autores

  • Rainey Araújo de Almeida Universidade Federal do Amazonas
  • Daniel Cerdeira de Souza Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Formação de professores; Educação escolar indígena; Saberes tradicionais.

Resumo

A educação indígena considera as lutas constantes das comunidades, que primam por melhores condições educacionais voltadas as suas especificidades. Nosso objetivo foi analisar a literatura publicada no formato de artigos científicos entre 2017-2022 sobre os desafios da formação de professores para a educação escolar indígena. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que teve universo de 20 artigos que foram coletados no Portal Periódicos CAPES, analisados primeiramente via um protocolo de revisão integrativa e após, submetidos ao procedimento de Análise de Conteúdo. Como resultados, foram construídas quatro categorias: 1) Formação do Professores; 2) Ensino da Matemática; 3) Jogo na transmissão de saberes tradicionais; 4) Educação Escolar Indígena. As últimas décadas têm sido marcadas por uma intensificação nos processos de escolarização indígena, tornando-se mais evidente o acesso de estudantes indígenas ao ensino superior, como resultado das lutas que reivindicam políticas afirmativas no contexto universitário. No entanto, muitas vezes, o professor de língua indígena que leciona não possui o ensino fundamental completo. Diversos professores da educação escolar indígenas não são indígenas e, se houvesse a exigência de o professor ser da mesma etnia, isso inviabilizaria o funcionamento dessas escolas, já que não há, em nenhum estado brasileiro, professores indígenas formados em nível superior em número suficiente para atender toda a demanda de educadores da Educação Básica. Por fim, nas considerações finais são apresentados os pontos fundamentais como sugestões e recomendações para a formação de professores e educação indígenas de qualidade para alcançar realmente a sua autonomia.

Biografia do Autor

Rainey Araújo de Almeida, Universidade Federal do Amazonas

Indígena Tikuna. Acadêmico do curso de Pedagogia do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas.

Daniel Cerdeira de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia na Área de concentração Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor adjunto do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazoanas. 

Downloads

Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos