FORMAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES DO CAMPO: UMA ANÁLISE DE ENSINO MEDIADO EM BENJAMIN CONSTANT/AM

Autores

  • Elisa Bitencourt de Lima
  • Jarliane da Silva Ferreira Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas
  • Ismael Carlos da Silva Pereira Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo trata da apresentação dos resultados obtidos com a pesquisa realizada no contexto do Projeto de Iniciação Científica do Instituto de Natureza e Cultura – PIBIC/INC/UFAM, no qual traz uma análise sobre a implantação do Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica (PEMPMT), com foco na temática das condições de acesso e permanência escolar de jovens e adultos no programa em estudo. A pesquisa foi realizada a partir da incursão em duas escolas públicas, indígena e não indígena (uma localizada na sede da cidade e outra na área rural) do estado que ofertam o PEMPMT e de realização de entrevistas com alunos e professores das turmas do EMT e coordenador geral do programa. A pesquisa seguiu os passos da abordagem qualitativa, por meio de observações e entrevistas com estudantes e professores. A pesquisa mostrou que as turmas da PEMPMT são diferenciadas por receberem jovens e adultos trabalhadores que residem no campo, ou em aldeias ao longo da região. Eles saem à noite de suas casas e vão buscar um direito que por tempos lhes foi negado, o direito à etapa do ensino médio, dando a eles possibilidades de futuramente ingressarem na educação superior.

Biografia do Autor

Ismael Carlos da Silva Pereira, Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas

Discente do curso de Pedagogia do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos