REDE DE PROTEÇÃO À CRIANÇA COMO COPROTAGONISMO ESCOLAR

Autores

  • Eliane Aparecida Faria Paiva UFAM

Resumo

Por meio deste estudo, compreendeu-se o coprotagonismo pela escola de educação infantil, quanto às necessidades protetivas da criança, em relação ao direito de desenvolvimento irrestrito, cumprindo o que determina o ECA. Atentou-se para o compromisso escolar na indissociabilidade do educar e cuidar em uma perspectiva articulada em rede. Fundamentou- se numa abordagem qualitativa a partir do estudo de caso voltando-se o olhar para a região de Benjamin Constant, AM com a possibilidade de estender a leitura da prevenção e proteção para as demais regiões brasileiras, sem, no entanto, perder a dimensão das particularidades locais. Como resultado, verificou-se insuficiência no trabalho na educação infantil em preservar o direito da criança quanto ao desenvolvimento integral, considerando as atuações protetivas relacionadas a uma inoperância das ações em rede.

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Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos