OS DESAFIOS NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS EM ESCOLA RIBEIRINHA AMAZÔNICA

Autores

  • Iara Assis Tenazor SEMED-Benjamin Constant/AM
  • Maria Auxiliadora dos Santos Coelho

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa monográfica sobre alfabetização desenvolvida no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas. Busca-se trazer algumas reflexões sobre o processo da alfabetização no contexto escolar amazônico. Nessa perspectiva, objetivou-se analisar os desafios docentes no processo de alfabetização em turma multisseriada de uma escola ribeirinha no município de Benjamin Constant, Amazonas. Para isso, utiliza-se apoio teórico em Cagliari (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (2001), Fraxe (2009), Caldart (2004), entre outros. Os procedimentos metodológicos baseiam-se na abordagem qualitativa, de caráter fenomenológico, utilizando da observação, entrevista despadronizada e questionários, como técnicas de coleta de dados. Percebeu-se que as dificuldades se apresentam em diversas circunstâncias e oriundas de obstáculos comuns no cotidiano de educadores ribeirinhos. Deste modo, os desafios para o ensino da leitura e da escrita vão desde a precarização da estrutura física da escola às metodologias adotadas para alfabetizar o educando num território amazônico, que nem sempre é valorizado e explorado em sala de aula. Compreende-se que alfabetizar vai além da aquisição da leitura e da escrita, por isso, precisa-se primeiramente pensar nas condições humanas em que as crianças estão inseridas, pois a educação como direito de todos, deve ser tratada como prioridade pelos municípios.

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Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos