A confiança em uma universidade federal na ótica de alunos, professores e técnicos

Autores

  • Tássia Machado Unipampa
  • Gustavo da Rosa Borges Universidade Federal Fronteira Sul https://orcid.org/0000-0002-9869-376X
  • Thiago Antônio Beuron Unipampa
  • Rodrigo da Silva Lisboa Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v3i2.9413

Palavras-chave:

Confiança, Universidade, Alunos, Professores, Técnicos

Resumo

O presente trabalho buscou encontrar o nível de confiança que alunos, professores e técnicos possuem em relação à Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva com a participação de 238 alunos, 34 técnicos e 21 professores. Observou-se que de forma geral, alunos, professores e técnicos confiam levemente na universidade, sendo que os técnicos confiam menos. Constatou-se ainda, que na medida em que as pessoas ficam mais tempo na universidade, menor tende a ser o nível de confiança. Por fim, verificou-se que existem diferenças de níveis de confiança em relação ao curso do aluno; os resultados indicam que se pode afirmar que o curso que possui mais confiança na instituição é o Agronegócio, sendo que o menor nível de confiança ocorre no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Sugerem-se, desta forma, ações internas da universidade, nos diversos âmbitos, buscando o aumento do nível da confiança nesta instituição federal de ensino. O estudo também demonstra que de fato, a confiança na universidade tende a ter uma relação com o ambiente cultural que afeta a pessoa, além de seu perfil.

Biografia do Autor

Gustavo da Rosa Borges, Universidade Federal Fronteira Sul

Professor Adjunto da Unipampa e do PPGA em Administração (Unipampa)

Thiago Antônio Beuron, Unipampa

Professor Adjunto da Unipampa e do PPGA em Administração (Unipampa)

Rodrigo da Silva Lisboa, Unipampa

Professor Adjunto da Unipampa

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

Machado, T. ., Borges, G. da R., Beuron, T. A. ., & Lisboa, R. da S. . (2021). A confiança em uma universidade federal na ótica de alunos, professores e técnicos. UFAM Business Review - UFAMBR, 3(2), 44–57. https://doi.org/10.47357/ufambr.v3i2.9413

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