Competências requeridas ao gestor de unidades de conservação do Estado do Amazonas

Autores

  • Rosana Martiniano Sahdo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
  • Gil Vieira Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
  • Fabiula Meneguete Vides da Silva Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Jurandir Moura Dutra Universidade Federal do Amazonas – UFAM

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v3i2.8784

Palavras-chave:

Gestor Ambiental. Gestão por Competência. Gestão Socioambiental. Perfil do Gestor de Unidades de Conservação

Resumo

A complexidade das Unidades de Conservação na Amazônia requer gestão por competências para o enfrentamento mais eficaz.  Quando o assunto é contratação no setor público, o órgão gestor deve captar no mercado, profissionais qualificados e com perfil adequado para assumir a função. Mas, qual o perfil adequado e como identificá-lo? Neste caso é primordial associar uma gestão estratégica focada em resultados com objetivos e metas bem definidos. Este trabalho apresenta uma abordagem sobre o mapeamento dos conhecimentos, habilidades e atitudes das atividades laborais e sugere o desenho de cargo para auxiliar na seleção do gestor do Sistema de Unidades de Conservação do Estado do Amazonas, Brasil. A pesquisa produziu uma análise descritiva adotando o método do estudo de caso proposto por Yin (2015), empregando como técnicas de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e questionários enviados por correio eletrônico, a fim de se obter uma análise quali-quantitativa. O estudo evidenciou uma equipe composta em sua maioria por jovens gestores, com idade entre 20 a 40 anos, cujo nível de graduação multidisciplinar é da ordem de 47% e a experiência na função varia de 2 a 10 anos. Os resultados apontam que o gestor precisa ter sólidos conhecimentos sobre administração financeira, planejamento estratégico e operacional e elevado grau de relação interpessoal. Dessa forma, conclui-se que o gestor deve ser um profissional multidisciplinar, com habilidades técnicas e interpessoais capazes de estimular atitudes éticas e compatíveis com o espírito de liderança e negociação em ambiente diverso e submetido a conflitos socioambientais.

Referências

Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social. 2015. Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de 14 profissionais para atuar como monitor ambiental no projeto: Gasoduto Coari-Manaus, que será executado em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA. (Edital Nº019/2015 - Projeto Gasoduto Coari – Manaus). Recuperado em 22 de março de 2017 de www.aades.am.gov.br/.../aades-abre-inscricoes-para-processo-seletivo-simplificado-ga.

Alves, R. G., Rezende, J. L. P., Borges, L. A. C., Fontes, M. A. L., & Alves, L. W. R. 2011. Perfil e percepção dos chefes de unidade de conservação do sistema estadual de áreas protegidas em Minas Gerais. Soc. Nat. (Online) Vol. 23, n.2, Uberlândia. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132011000200016>. Acesso: 10 set. 2017.

Araújo Júnior, J. A., & Martins, I. 2014. Gestão Por Competências na Administração Pública: Uma Análise Bibliométrica a partir do Decreto Lei 5.707/2006. Revista Gestão. Org. - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Vol. 12, n. 2 pp. 153-162. ISSN 1679-1827. Recuperado em 29 de abril de 2017 de http://www.revista.ufpe.br/gestaoorg>.

Araújo, M. A. R., Cabral, R. F. B., & Marques, C. P. 2012. A gestão de Resultado para Unidades de Conservação. NEXUCS (Org.) Unidade de Conservação no Brasil: o caminho da gestão para resultados. São Carlos: Ed. RIMA p. 213-238.

Bergue, S. T. Gestão de Pessoas em Organizações Públicas. 2007. 2ª ed. rev. e atual. Caxias do Sul: Educs.

Bitencourt, C. C. 2001. A gestão de competências gerenciais: A contribuição da aprendizagem organizacional. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio grande do Sul. Escola de administração. Programa de Pós Graduação em Administração, Porto Alegre.

Boente, A., & Braga, G. 2004. Metodologia Científica Contemporânea: para Universitários e Pesquisadores. Rio de Janeiro: Editora Brasport.

Brandão, H. P., & Bahry, C. P. 2005. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competência. Revista do Serviço Público, Brasília, Vol. 56, n.2, 2005. pp.179-194.

Castro, E. A. B., & Campos, E. M. S. 2003. Uma Discussão sobre as Competências e Habilidades de Gestores no Âmbito do Sistema Público de Saúde. Revista APS, Vol.6, n.2, 2003. pp.94-98.

Carvalho, A. I., Vieira, A. S., Bruno, F., Motta, J. I. J., Baroni, M., Macdowell, M. C., Salgado, R., & Côrtes, S. C. 2009. Escola de Governo e Gestão por Competências: Mesa Redonda de Pesquisa e Ação. Brasília: ENAP

Coe, R. 2012. The nature of educational research – exploring the different understandings of educational research. In: Arthur, J.; Waring, M.; Hedges, L. V. (Eds). Research Methods and Methodologies in Education. London: SAGE. p. 5-20.

Durand, T. 1998. Forms of incompetence. In: International Conference on Competence-Based Management. Proceedings of the fourth international conference on competence-based management. Oslo: Norwegian School of Management.

Dutra, J. S. 2001. Gestão por competências. São Paulo: Gente.

Dutra, J. S. 2004. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas.

Drummond, J. A., Franco, L. A., & Ninis, A. B. 2006. O estado das áreas protegidas do Brasil – 2005. Brasília: MMA.

Fleury, A., & Fleury, M. T. L. 2006. Estratégias Empresariais e Formação de Competências. 3. ed. São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. 2001. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. 2007. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Gonçalves, H. de A. 2005. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Avercamp.

Gramigna, M. R. 2007. Modelo de Competências e Gestão dos Talentos. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall.

Guia de profissões e salários. 2017. Recuperado em 01 de dezembro de 2017 de http://www.guiadacarreira.com.br/salarios/quanto-ganha-um-administrador/>.

Lara, J. F.; & Silva, M. B. 2007. Avaliação de desempenho no modelo de gestão por competências: uma experiência de utilização. Trabalho de Conclusão De Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Recuperado em 08 de abril de 2017 de https://pt.scribd.com/.../Avaliacao-de-Desempenho-No-Modelo-de-Gestao-Por-Compe.

Lazzarotto, E. M.; Cardoso, G. M.; & Nazzari, R. K. 2003. Conhecimento, habilidade e atitude requeridas para o enfermeiro gerenciar as unidades básicas de saúde. In: Anais Seminário Nacional Estado Políticas Sociais no Brasil, Cascavel. Programa e Resumo do Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel: Edunioeste, v. 1. p. 62-63, 2003.

Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000 (2000). Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza: Diário Oficial da União de 19/07/2000.

Lima, A. K. C. 2010. Competências gerenciais: a percepção dos gestores da IES pública. 134 (59-66). Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Potiguar. Natal. Recuperado em 27 de dezembro de 2016 de https://unp.br/wp-content/uploads/2013/12/Andrea-Kaliany-da-Costa-Lima-Compet%C3%AAncias-Gerenciais-a-Percep%C3%A7%C3%A3o-dos-Gestores-de-uma-IES-P%C3%BAblica1.pdf.

Lima, G. S., Ribeiro, G. A., & Gonçalves, W. 2005. Avaliação da Efetividade de Manejo das Unidades de Conservação de Proteção Integral em Minas Gerais. Revista Árvore, Viçosa, vol. 29, n. 4, pp. 647-653.

Lima, R. 2015. Organizações avaliam o Sistema Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas. Recuperado em 24 de abril de 2017 de http://www.idesam.org.br/organizacoes-avaliam-o-sistema-estadual-de-unidades-de-conservacao-do-am/.

Maitland, I. 2000. Administre seu tempo. São Paulo: Nobel.

Magalhães, S; & Rocha, M. 1997. Desenvolvimento de competências: o futuro agora! Revista de São Paulo, Treinamento e Desenvolvimento pp.12-14.

Mello, M. S. N. 2006. Competências e habilidades requeridas para o exercício de função gerencial em Instituições Federais de Ensino. In. Cadernos Temáticos, n.12 pp.53-59.

Ministério de Meio Ambiente. 2007. Secretaria de Biodiversidade e Florestas. Diretoria do Programa Nacional de Áreas Protegidas da Amazônia. ARPA-Áreas protegidas da Amazônia. Brasília: MMA.

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. 2008. Secretaria de Gestão. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA; Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF; Instrumento para Avaliação da Gestão Pública – ciclo 2008/2009. Versão 1/2008. Brasília: MP, SEGES.

Montana, P. J., & Charnov, B. H. 2003. Administração. Tradução de Robert Brian Taylor. São Paulo: Saraiva.

Primo, P. B. S., & Pellens, R. 2000. A situação atual das Unidades do Estado do Rio de Janeiro. In: Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2, 2000, Campo Grande. Trabalhos Técnicos, Campo Grande (Vol.2, pp. 628-637).

Rosa, E. S. 2004. Recrutamento e seleção de pessoal: quais as vantagens deste processo para uma organização? São Paulo: Faculdade Oswaldo Cruz. Recuperado em 20 de fevereiro de 2016 de http://www.oswaldocruz.br/download/artigos/social22.pdf>.

Sabbag, P. Y. 2007. Espirais do conhecimento: ativando indivíduos, grupos e organizações. São Paulo: Saraiva.

Santos, F. C. A. 1999. Estratégia de recursos humanos: dimensões competitivas. São Paulo: Atlas.

Satake, E. F., Fóglio Júnior, E., Reis, F., & Batista, R. M. 2011. Recrutamento e Seleção com Foco no Recrutamento Interno. Universitária - Revista Científica do Unisalesiano, Lins, São Paulo, ano 02, n. 4, jul./dez.

Tachizawa, T., & Andrade, R. O. B. 2006. Gestão de instituições de ensino. (4 ed.), rev. e ampl. Rio de Janeiro: FGV.

Witt, R. R., & Almeida, M. C. P. 2003. Competências dos Profissionais de Saúde no Referencial das Funções Essenciais de Saúde Pública: contribuição para a construção de Projetos Pedagógicos na Enfermagem. Rev. BrasEnferm, Brasília (DF) 56(4), pp.433-438.

Yin, R.K. 2015. Estudo de Caso: planejamento e métodos/ Robert K. Yin; trad. Daniel Grassi. – 3. ed. – Porto Alegre: Bookman.

Zamberlan, C. O., & Cerreta, P. S. 2010. Orientação para competências na gestão das instituições de ensino superior públicas e privadas: o caso da região de Santa Maria –RS. Qualit@s Revista Eletrônica. ISSN 1677 4280. Vol.9, nº 2.

Zariffian, P. 2001. Objetivo competência: por uma nova lógica. Tradução de Maria Helena C. V. Trylinski. São Paulo: Editora Atlas S.A.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Sahdo , R. M. ., Vieira, G. ., Silva, F. M. V. da ., & Dutra, J. M. (2021). Competências requeridas ao gestor de unidades de conservação do Estado do Amazonas. UFAM Business Review - UFAMBR, 3(2), 77–93. https://doi.org/10.47357/ufambr.v3i2.8784

Edição

Seção

Artigos