Empreendedorismo feminino na economia criativa e seus desafios: um olhar sobre as competências

Autores

  • Nair Aparecida de Andrade Unihorizontes
  • Natália Xavier Bueno Faculdade de Engenharia de Minas Gerais, FEAMIG

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v4i2.7614

Palavras-chave:

Mulher empreendedora, economia criativa, competências empreendedoras, superação de barreiras

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar os desafios de se empreender no segmento da economia criativa, considerando as características empreendedoras necessárias no âmbito das competências, da educação, bem como das políticas públicas de apoio ao segmento. A construção teórica resgata conceitos e caracterização da economia criativa; características empreendedoras (competências e educação); políticas públicas de apoio ao segmento e empreendedorismo feminino. Foi realizado um estudo de caso, por intermédio de oito entrevistas junto a empreendedoras do segmento criativo em Belo Horizonte. Os resultados apontam que empreender nesse segmento potencializa o desenvolvimento econômico e social, por meio do estímulo às ideias e processos transformadores. Identificaram-se também competências empreendedoras na maioria das entrevistadas, contudo há que se pensar em novos modelos de educação empreendedora, bem como na premência de estruturação de políticas públicas para o avanço econômico desse segmento. Os desafios enfrentados são múltiplos, exigindo das empreendedoras uma capacidade de assumir riscos; de gerir eficazmente a empresa; saber aproveitar as oportunidades; incluir processos inovadores em suas produções; identificar fornecedores estratégicos; captar e gerir recursos financeiros; capacitar-se profissionalmente; promover ações de marketing; buscar formas de captar recursos além dos incentivos governamentais; trabalhar em rede e buscar parcerias; criar bens e serviços sustentáveis e inclusivos, permitindo uma transformação na e para a sociedade, além de fortalecer suas capacidades para lidar com características de singularidade, simbolismo e intangibilidade. Espera-se contribuir por meio deste estudo com subsídios para se repensar e ressignificar a gestão no setor pesquisado.

Biografia do Autor

Natália Xavier Bueno, Faculdade de Engenharia de Minas Gerais, FEAMIG

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes, onde atuou no Núcleo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade (NUPEC) e foi bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Unihorizontes. Durante a graduação atuou no Núcleo de Contabilidade e Finanças (NUCONT) como bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da FAPEMIG. Cursos de atuação na docência: Administração, Ciências Contábeis e demais cursos de Gestão. Disciplinas de atuação na docência: Análise de Investimento; Comportamento Organizacional; Contabilidade; Empreendedorismo; Ensino e Pesquisa em Administração; Marketing de Serviços; Marketing Estratégico; Marketing Social; Mercado Financeiro e de Capitais; Metodologia Científica; Modelos de Gestão; Orientação de Trabalhos de Conclusão; Perícia, Mediação e Arbitragem; Relações de Trabalho; Teoria da Contabilidade; Teoria Geral de Administração. Linhas de interesse de pesquisa: Ensino e Pesquisa em Administração, Marketing Social, Comportamento do Consumidor, Estratégia, Finanças, Mercado Financeiro e de Capitais, Políticas Públicas.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Andrade, N. A. de, & Bueno, N. X. (2022). Empreendedorismo feminino na economia criativa e seus desafios: um olhar sobre as competências : . UFAM Business Review - UFAMBR, 4(2), 88–105. https://doi.org/10.47357/ufambr.v4i2.7614

Edição

Seção

Artigos