Motivação para o ingresso no curso de ciências contábeis e perfil empreendedor de estudantes de uma universidade pública paranaense

Autores

  • Vânia Claudia Pedroso Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Carla de Paula Santos e Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Alison Martins Meurer Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Rosaly Machado Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Franciele Machado de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v5i1.11199

Palavras-chave:

Ciências Contábeis, Motivação, Teoria da Autodeterminação, Perfil empreendedor

Resumo

O curso de Ciências Contábeis é um dos mais requisitados dentre os cursos das ciências sociais aplicadas e o empreendedorismo vem crescendo vertiginosamente. Nesse sentido, esta pesquisa buscou identificar os fatores motivacionais para o ingresso no curso de Ciências Contábeis e o perfil empreendedor de estudantes de uma universidade pública paranaense. Sob a lente teórica da Teoria da Autodeterminação foram identificadas as motivações que fomentaram o anseio e a tomada de decisão dos participantes para ingressarem no curso, e sob a percepção de estudos anteriores foi identificado o perfil empreendedor. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário aplicado presencialmente sendo obtidas 135 respostas válidas. Por sua vez, utilizou-se para fins de análise dos dados indicadores descritivos, além da técnica de correlação de Spearman. Os resultados mostraram que os respondentes ingressaram no curso de Ciências Contábeis motivados por fatores extrínsecos, ou seja, almejando melhores oportunidades profissionais, estabilidade no sentido empregabilidade, e por ser uma profissão prestigiada. Sobre o perfil empreendedor os resultados indicaram que os respondentes não se sentem preparados ou seguros para abrir um negócio próprio. O resultado da análise de correlação corroborou com o resultado da análise descritiva indicando pouca motivação pelo empreendedorismo.

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Biografia do Autor

Vânia Claudia Pedroso, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Bacharel em Ciências Contábeis. Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Carla de Paula Santos e Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Bacharel em Ciências Contábeis. Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Rosaly Machado, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora Adjunta do Departamento de Contabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Administração pela Universidade Positivo – UP

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Especialista em Gestão Industrial Conhecimento e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Especialista pelo MBA em Contabilidade, Finanças e Auditoria do Centro Universitário Uniandrade

Bacharel em Ciências Contábeis pela  Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Franciele Machado de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora Adjunta do Departamento de Contabilidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná – UFPR

Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Paraná - UFPR

Bacharel em Ciências Contábeis pela  Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Pedroso, V. C. ., Silva, C. de P. S. e . ., Meurer, A. M., Machado, R., & Souza, F. M. de. (2023). Motivação para o ingresso no curso de ciências contábeis e perfil empreendedor de estudantes de uma universidade pública paranaense. UFAM Business Review - UFAMBR, 5(1), 15–36. https://doi.org/10.47357/ufambr.v5i1.11199

Edição

Seção

Artigos