Mapeamento da incidência de dengue em Manaus (2008): estudo da associação entre fatores socioambientais na perspectiva da Geografia da Saúde

Autores/as

  • Renato Ferreira de Souza Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.11.2-8

Palabras clave:

cidade de Manaus, mosquito Aedes aegypti, urbanização

Resumen

A Geografia da Saúde tem caráter multidisciplinar quando se refere aos estudos sobre a dengue em Manaus. A associação entre urbanização, temperatura e pluviosidade como alguns fatores socioambientais propícios para a transmissão da dengue contribui dessa forma, como instrumento de estudo para a produção do espaço promotor da saúde, por parte do geógrafo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renato Ferreira de Souza, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atualmente é geógrafo da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Lidera um grupo multidisciplinar de estudos em Geografia da Saúde cujo objetivo é proporcionar um espaço de debates voltados para a discussão do processo saúde-doença no Amazonas.

Citas

AYOADE, J. O. O clima e o Homem. In: __________. Introdução à Climatologia para os Trópicos. 8.ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.BARCELLOS, Christovam. Problemas Emergentes da Saúde Coletiva e a Revalorização do Espaço Geográfico. In: BARCELLOS, Christovam (Org.). Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.__________. (et. al.). Espaço geográfico e epidemiologia. In: BARCELLOS, Christovam & SANTOS, Simone M. (Orgs.). Abordagens espaciais na saúde pública.Brasília: Ministério da Saúde / Fundação Oswaldo Cruz, 2006.BRASIL. Ministério da Saúde. Diagnóstico rápido nos municípios para vigilância entomológica do Aedes aeg ypti no Brasil – Liraa: metodologia para avaliação dos índices de Breteau e Predial. Brasília: Ministério da Saúde, 2005 (Normas e Manuais Técnicos).DONALÍSIO, Maria Rita. O dengue no espaço habitado. São Paulo: Hucitec / Funcraf, 1999 (Saúde em Debate/Série Samuel Pessoa).GEO MANAUS. Projeto geo cidades: relatório ambiental urbano integrado. Rio de Janeiro: Consórcio Parceria 21, 2002.IBGE. Censo Demográfico de 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.__________. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico: 2000. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.INMET. Instituto Nacional de Meteorologia. Precipitação em Manaus durante o ano de 2008. Manaus: Inmet, 2009.MENDONÇA, Francisco de A. Geografia e meio ambiente. 8.ª ed. São Paulo: Contexto, 2005 (Caminhos da Geografia).RIBEIRO, Helena. Geografia da Saúde e da doença aplicada à poluição do ar em São Paulo. In: RIBEIRO, Helena (Org.). Olhares geográficos: meio ambiente e saúde. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.ROJAS, L. B. I. & TOLEDO, L. M. (Orgs.). Espaço e doença: um caminho sobre o Amazonas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1998.SIPAM. Sistema de Proteção da Amazônia. Estudo do desmatamento na zona urbana de Manaus e sua relação com a expansão demográfica. Manaus: Sipam / Censipam, 2 0 07.SOUZA, Renato Ferreira de. Associação entre fatores socioambientais e a presença do vetor da dengue: uma perspectiva da Geografia da Saúde na cidade de Manaus, 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal do Amazonas, Manaus.

Publicado

2026-01-25

Cómo citar

SOUZA, R. F. de. Mapeamento da incidência de dengue em Manaus (2008): estudo da associação entre fatores socioambientais na perspectiva da Geografia da Saúde. Somanlu: Revista de Estudios Amazónicos, Manaus, v. 11, n. 2, p. p. 141–157, 2026. DOI: 10.29327/233099.11.2-8. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/527. Acesso em: 20 feb. 2026.

Número

Sección

Artículos