Análise do capital social gerado no perfil @FasAmazonas

Autores

  • Jonas da Silva Gomes Jr Universidade Federal do Amazonas
  • Denize Piccolotto Carvalho Levy Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.11.1-10

Palavras-chave:

Twitter, rede social digital, capital social, fundação Amazonas sustentável

Resumo

Este trabalho analisa o capital social gerado na rede social digital do perfil do Twitter da Fundação Amazonas Sustentável (@FasAmazonas). Para tanto, apresenta-se brevemente a discussão sobre redes sociais digitais e Twitter e algumas definições sobre capital social. São expostos ainda os elementos operadores (categorias) do conceito de capital social nas redes sociais. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram: observações (assistemáticas e sistemáticas), apreciação de perfis (seguido e seguidores) e análise de 300 atualizações. Os resultados da pesquisa apontam para existência de um denso circuito comunicativo em virtude das diferentes formas de Capital Social e uma multiplicidade de valores, interesses e motivações em torno do ato de seguir o @FasAmazonas.

Biografia do Autor

Jonas da Silva Gomes Jr, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor dos Cursos de Relações Públicas (UFAM) e Publicidade e Propaganda (Faculdade Martha Falcão).

Denize Piccolotto Carvalho Levy, Universidade Federal do Amazonas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM-UFAM). Pós-doutorada em Tecnologia Educacional na Universitat de les Illes Balears (2007).

Downloads

Edição

Seção

Artigos