“Os donos do barro”: reflexão sobre as artimanhas do capital no Polo oleiro-cerâmico da Região Metropolitana de Manaus

Autores

  • Cleiton Ferreira Maciel Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Izabel de Medeiros Valle Universidade Federal do Amazonas
  • Jeanne Mariel Brito de Moura Universidade Federal do Amazonas
  • Allison Santos de Andrade Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.11.1-8

Palavras-chave:

capital, trabalho, olaria, região metropolitana de Manaus, estratégias empresariais

Resumo

O presente artigo analisa as estratégias do capital sobre o trabalho no Polo oleiro-cerâmico da Região Metropolitana de Manaus (RMM), setor que fabrica 80% dos tijolos e telhas consumidos no Estado do Amazonas. Essas estratégias estão relacionadas à reorganização do processo global de acumulação do capital a partir das exigências dos novos paradigmas da produção: flexibilidade, inovações organizacionais, novas tecnologias etc. Assim, na primeira parte do trabalho busca-se mostrar a inserção e a importância da produção de tijolos no cenário econômico amazonense. Na segunda parte aborda-se a contribuição sociológica para a compreensão das artimanhas do capital sobre o trabalho, nos ajudando a compor, assim, a terceira parte do artigo, onde se identificam e problematizam-se os arranjos organizacionais do capital no âmbito oleiro-cerâmico da RMM.

Biografia do Autor

Cleiton Ferreira Maciel, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma universidade (PPGS- UFAM) e membro do grupo de pesquisa "Trabalho e Sociedade na Amazônia".

Maria Izabel de Medeiros Valle, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas. Líder do grupo de pesquisa "Trabalho e Sociedade na Amazônia".

Jeanne Mariel Brito de Moura, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS-UFCG) e membro do grupo de pesquisa "Comunicação, direitos, cidadania e mudanças sociais".

Allison Santos de Andrade, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma universidade (PPGS- UFAM) e membro do grupo de pesquisa "Trabalho e Sociedade na Amazônia".

Downloads

Edição

Seção

Artigos