Paradigmas do acesso ao conhecimento para a inclusão da pessoa com deficiência com base nos escritos de Norbert Elias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.18.2-7

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Inclusão, Educação

Resumo

O texto busca aproximar algumas ideias apresentadas pelos escritos de Norbert Elias à proposta de inclusão escolar da pessoa com deficiência. Assim, considera tais pessoas, como marginalizados da escola comum e elucida a estigmatização desses indivíduos no contexto da educação inclusiva. Trata-se de um artigo teórico que problematiza a figuração escolar no processo de inclusão dos alunos com deficiência.

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Biografia do Autor

Tássia Patricia Silva do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutora em Gestão da Inovação - UFAM, Mestre em Sociedade e Cultura - UFAM. Graduação em Publicidade e Propaganda - IFAM, onde atuou em dois grupos de pesquisa: Comunicação, Arte e Linguagem (CAL/IFAM) e o Grupo de Pesquisa Linguagem, Arte, Comunicação e Ciência (LACC/IFAM). Graduação em Logística - IFAM. Graduação em Administração - Uninorte. Graduação em Português/Espanhol - FAVENI. Exerceu atividades de gerencia no grupo Relações Publicas Manaus (RPManaus) de forma voluntária. Atuou como Tutora, Formadora e Pesquisadora da Especialização em Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva do Instituto Federal do Amazonas - IFAM/CMC. Experiência em Audiodescriação e em Softwares Acessíveis, Braille e Sorobã, Orientação e Mobilidade. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Cidadania e no Grupo de Pesquisa Estudos e Pesquisas em Produção, Logística e Administração (GEPPLA/IFAM/ CMDI). Exerceu atividades como Diagramadora, Revisora e Projetos Gráficos de Livros. Atuou como Docente UNINASSAU, DOM BOSCO, IFAM, UEA E UNINORTE, MARTHA FALCÃO, FAMETRO.

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

DO NASCIMENTO, T. P. S. Paradigmas do acesso ao conhecimento para a inclusão da pessoa com deficiência com base nos escritos de Norbert Elias. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 18, n. 02, p. 85–95, 2018. DOI: 10.29327/233099.18.2-7. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/5064. Acesso em: 26 nov. 2025.

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