Diferentes práticas educativas indígenas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29327/233099.18.2-5Palavras-chave:
Práticas educativas indígenas, autonomia, rituais de iniciaçãoResumo
Este artigo trata de diferentes práticas educativas de alguns povos indígenas do Brasil, em que se desenvolvem por meio das atividades do cotidiano de crianças e jovens com os adultos, relacionadas ao trabalho, às histórias, mitos e ritos de passagens de meninos e meninas para a vida adulta. O objetivo deste trabalho é responder a seguinte questão, quais os objetivos, valores e aprendizagens que estão presentes nestas práticas e de que forma contribuem para a manutenção da vida coletiva na aldeia/comunidade e perpetuação do povo.Realizou-se levantamento bibliográfico acerca de produções recentes sobre práticas educativas de povos indígenas de diferentes regiões do Brasil, destacando categorias que descrevessem as práticas e possibilitassem a compreensão dos significados por trás das diferentes pedagogias. Neste sentido, o estudo mostrou que se tem o cuidado com as práticas educativas, pois que dela depende a preservação dos conhecimentos tradicionais e valores que estabelecem condições de relações e interações, técnicas de subsistência, regulam normas e princípios de conduta coletiva e garantem a manutenção e perpetuação dos povos tradicionais indígenas.
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