Diferentes práticas educativas indígenas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.18.2-5

Palavras-chave:

Práticas educativas indígenas, autonomia, rituais de iniciação

Resumo

Este artigo trata de diferentes práticas educativas de alguns povos indígenas do Brasil, em que se desenvolvem por meio das atividades do cotidiano de crianças e jovens com os adultos, relacionadas ao trabalho, às histórias, mitos e ritos de passagens de meninos e meninas para a vida adulta. O objetivo deste trabalho é responder a seguinte questão, quais os objetivos, valores e aprendizagens que estão presentes nestas práticas e de que forma contribuem para a manutenção da vida coletiva na aldeia/comunidade e perpetuação do povo.Realizou-se levantamento bibliográfico acerca de produções recentes sobre práticas educativas de povos indígenas de diferentes regiões do Brasil, destacando categorias que  descrevessem as práticas e possibilitassem a compreensão dos significados por trás das diferentes pedagogias. Neste sentido, o estudo mostrou que se tem o cuidado com as práticas educativas, pois que dela depende a preservação dos conhecimentos tradicionais e valores que estabelecem condições de relações e interações, técnicas de subsistência, regulam normas e princípios de conduta coletiva e garantem a manutenção e perpetuação dos povos tradicionais indígenas.

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Biografia do Autor

Junior Peres de Araujo, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia - Universidade Federal do Amazonas (2020), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Faculdade FAMART (2020), Licenciado em Pedagogia - Universidade do Estado do Amazonas (2017). Professor efetivo do Ensino Fundamental I e Assistente Administrativo efetivo da SEMED-Tabatinga-AM. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Diversidade Amazônica - UEA e do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Trabalho Docente - UEL. Membro da Equipe de Editoração da Revista Educação em Análise do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

DE ARAUJO, J. P. Diferentes práticas educativas indígenas no Brasil. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 18, n. 02, p. 56–66, 2018. DOI: 10.29327/233099.18.2-5. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/5062. Acesso em: 15 nov. 2025.