Entre os varadouros da história e os meandros da memória do rio Purus
DOI:
https://doi.org/10.29327/233099.15.1-7Palavras-chave:
História, Memória, PurusResumo
Com base em discussões que cruzam história e memória, este artigo tem por objetivo tratar dos enlevos do passado presente do rio Purus. Foram trabalhadas várias fontes, como testemunhos orais e documentação oficial escrita, coletadas em ocasião da Expedição Purus, que viajou pelo rio entre janeiro e março de 2012, composta por um grupo multidisciplinar de pesquisadores.
Downloads
Referências
BENCHIMOL, Samuel. Amazônia: um pouco antes e além depois. Manaus: Umberto Calderaro, 1977.
CUNHA, Manuela Carneira da e ALMEIDA, Mauro Barbosa de (Orgs.). Enciclopédia da floresta: práticas e conhecimentos das populações. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FUNES, Eurípedes. El Dorado no Inferno Verde –“Quem vive no inferno se acostuma com os cães.” In: GONÇALVES, Adelaide; EYMAR, Pedro (Orgs.). Mais borracha para a Vitória. Fortaleza/Brasília: MAUC-NUDOC/Ideal Gráfico, 2008.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. GOMES, Flávio dos Santos. e NEGRO, Antônio Luigi. Além das senzalas e fábricas: uma História Social do Trabalho. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP. São Paulo, v.18, n.1, 2006.
KROEMER, Gunter. Cuxiuara: O Purus dos indígenas -ensaio étnico-histórico e etnográfico sobre os índios do médio Purus.São Paulo: Loyola, 1985.
OLIVEIRA, João Pacheco. O caboclo e o brabo. In: SILVEIRA, Ênio et al. Encontros com a Civilização Brasileira.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
PRATT, Mary Louise. Os olhos do império: relatos de viagem e transculturação. Bauru: EDUSC, 1999. SANTOS, Gilton Mendes (Org.) Álbum Purus. Manaus: EDUA, 2011.
REIS, Arthur César Ferreira. O seringal e o seringueiro. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, 1953. SAYAD, Abdelmalek. Imigração ou os Paradoxos da Alteridade. São Paulo: EDUSP, 1998
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e Literatura.Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)


