A Influência da cultura na configuração da rede estrutural de transporte público na cidade de Manaus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.15.1-5

Palavras-chave:

Mobilidade urbana, Transporte público, Rede estrutural

Resumo

O sistema de transportes públicos é concebido para dar mobilidade e promover o desenvolvimento econômico, de acordo com o planejamento. O desenho da rede estrutural sofre influência de variáveis e fatores diversos que pode ser a topografia ou mesmo a geopolítica da região. Entretanto, outro fator tem forte influência sobre a sua configuração: a cultura. No caso específico da cidade de Manaus a intervenção cultural no formato e conjuntura do sistema recebe elevado prestígio do Poder Público. No processo de percepção cultural, a topofilia, manifestada pelo elo entre a pessoa e o lugar ou o ambiente físico, é caracterizada como parte importante nas decisões da forma que a teia assume. Nessa complexidade reside uma infinidade de valores e crenças que celebram os modelos culturais dissonantes de cidades pós-modernas, cuja aparência mesmo sendo fragmentada espaço-temporalmente admite um território macro, uno. Paradoxalmente estabelece uma discrepância: a cidade cosmopolita parece se comportar provincianamente. O método aplicado foi o indutivo com uma abordagem de estudo de caso baseada em análise documental, bibliográfica e observação direta. Os resultados encontrados sugerem que há influência da cultura na definição do modelo estrutural da concepção do sistema de transporte público da cidade de Manaus cujas consequências podem ser observadas até nos gastos do sistema de saúde resultante da degradação da qualidade de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERRAZ, A. C. P.; TORRES, I. G. E. Transporte Público Urbano. São Carlos: Rima, 2001.

GEIPOT. Anuário Estatístico de Transportes. 2000. Brasília, DF: Ministério dos Transportes, Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, 2000.

HARVEY, D. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural.23 ed. São Paulo: Edições Loyola Jesuitas, 2012.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) –www. ibge.org.br. Acessado em 08/08/2010.

LEFF, E. Ecologia, capital e cultura –a territorialização da racionalidade ambiental.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

SMTU (Superintendência Municipal de Transportes Urbanos) –www.manaus.am.gov.br/smtu. Acessado em05/06/2014.

SCHIPPER, L.; MARIE-LILLIU, C.; GORHAM, R. Flexing the link between transport and greenhouse gas emissions. A path for the World Bank.Paris: International Energy Agency, 2000.

TUAN, Y. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina: Eduel, 2012.

VILLAÇA, F. As Ilusões do Plano Diretor. São Paulo: USP, 2005.

YIN, R. K. The case study crisis: some answers. Administrative Science Quarterly, Cornell University, v. 26, Mar., 1981.

Downloads

Publicado

18-12-2017

Como Citar

DUTRA, J. M. A Influência da cultura na configuração da rede estrutural de transporte público na cidade de Manaus. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 15, n. 1, p. 74–87, 2017. DOI: 10.29327/233099.15.1-5. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/4054. Acesso em: 21 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos