Oficinas de texto
Aprendizagem no desenvolvimento da competência escritora em um projeto interdisciplinar do projeto Observatório da Educação/POE/CAPES
DOI:
https://doi.org/10.29327/233099.16.1-4Palabras clave:
Aprendizagem, Competência escritora, InterdisciplinaridadeResumen
Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo central é investigar a competência escritora de alunos de uma Escola Pública do Município de Manaus. O percurso metodológico centrou-se num estudo fenomenológico, tendo como suporte a pesquisa qualitativa, tanto de cunho investigativo como interventivo. A população de investigados é de 38 alunos, pertencentes ao oitavo ano do Ensino Fundamental. Buscou-se fundamentos para o estudo nas obras de Fazenda (2011), Japiassu (1976), Koch (2006), Dionísio, Machado e Bezerra (2005) . Tal investigação faz parte do Projeto Observatório de Educação - POE, pertencente ao Grupo de Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas. Os estudos até o presente momento, já mostram sinais de que é necessário um esforço conjunto, daí partir-se para uma estratégia interdisciplinar, na qual estão em processo simultâneo de investigação, a Língua Portuguesa, a Matemática e a Ciência.
Descargas
Citas
BRASIL. PDE/Prova Brasil. Ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC/SEB/INEP, 2008.
CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem. 39. Ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e Ensino. 4.ed. Rio de Janeiro: Lucena, 2005
FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 18. Ed. São Paulo: Papirus, 2011.
JAPIASSU. Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Copirraite, 1976.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
PALOMANES, Roza; BRAVIN, Angela Maria (Orgs.). Práticas de Ensino do Português. São Paulo: Contexto, 2012.
ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro de. Leitura: perspectivas interdisciplinares. 5. ed. São Paulo: Ática, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)


