Oficinas de texto

Aprendizagem no desenvolvimento da competência escritora em um projeto interdisciplinar do projeto Observatório da Educação/POE/CAPES

Autores/as

  • Maria do Socorro da Costa Viana Universidade do Estado do Amazonas
  • Edilson Morais e Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Ierecê dos Santos Barbosa Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.16.1-4

Palabras clave:

Aprendizagem, Competência escritora, Interdisciplinaridade

Resumen

Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo central é investigar a competência escritora de alunos de uma Escola Pública do Município de Manaus. O percurso metodológico centrou-se num estudo fenomenológico, tendo como suporte a pesquisa qualitativa, tanto de cunho investigativo como interventivo. A população de investigados é de 38 alunos, pertencentes ao oitavo ano do Ensino Fundamental. Buscou-se fundamentos para o estudo nas obras de Fazenda (2011), Japiassu (1976), Koch (2006), Dionísio, Machado e Bezerra (2005) . Tal investigação faz parte do Projeto Observatório de Educação - POE, pertencente ao Grupo de Pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas. Os estudos até o presente momento, já mostram sinais de que é necessário um esforço conjunto, daí partir-se para uma estratégia interdisciplinar, na qual estão em processo simultâneo de investigação, a Língua Portuguesa, a Matemática e a Ciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. PDE/Prova Brasil. Ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC/SEB/INEP, 2008.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem. 39. Ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e Ensino. 4.ed. Rio de Janeiro: Lucena, 2005

FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 18. Ed. São Paulo: Papirus, 2011.

JAPIASSU. Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Copirraite, 1976.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

PALOMANES, Roza; BRAVIN, Angela Maria (Orgs.). Práticas de Ensino do Português. São Paulo: Contexto, 2012.

ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro de. Leitura: perspectivas interdisciplinares. 5. ed. São Paulo: Ática, 2004.

Publicado

2017-12-08

Cómo citar

VIANA, M. do S. da C.; SILVA, E. M. e; BARBOSA, I. dos S. Oficinas de texto: Aprendizagem no desenvolvimento da competência escritora em um projeto interdisciplinar do projeto Observatório da Educação/POE/CAPES. Somanlu: Revista de Estudios Amazónicos, Manaus, v. 16, n. 1, p. 78–93, 2017. DOI: 10.29327/233099.16.1-4. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/3980. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

Artículos