Correlação da mortalidade infantil e a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), no Município de São Gabriel da Cachoeira–AM, 1996 a 2006
DOI:
https://doi.org/10.29327/233099.9.2-1Palavras-chave:
Mortalidade Infantil, Subnotificações, Região NorteResumo
O município de São Gabriel da Cachoeira no Estado do Amazonas, com predominância da sua população de indígenas, teve grande mudanças no contexto político da atenção à saúde no período de 1996 a 2006; neste estudo analisamos os dados secundários oriundos do sistema de informação Data Sus do Ministério da Saúde, em busca de informações sobre a dinâmica nestes anos das notificações de nascidos vivos e mortalidade infantil, correlacionando com a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), cujos resultados demonstram subnotificação de dados antes da implantação e predominância de problemas na qualidade das informações após a implantação.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Marta Maria do Amaral. Demografia dos Povos Indígenas do Alto Rio Negro/AM: um estudo de caso de nupcialidade e reprodução. Tese – (Doutorado em Demografia) – (orientadora Maria Coleta F. A. de Oliveira), 285p. Campinas, Unicamp.BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População por microrregiões e municípios. Brasília, DF, 2009. Disponível em: (http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?)DUARTE, Cristina Maria Rabelais. Reflexos das políticas de saúde sobre as tendências da mortalidade infantil no Brasil: revisão da literatura sobre a última década. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 23, n. 7, 2009. FRIAS, Paulo Germano; VIDAL, Suely Arruda; PEREIRA, Priscila Melissa Honorato; LIRA, Pedro Israel Cabral; VANDERLEI, Lygia Carmen. Avaliação da notificação de óbitos infantis ao Sistema de Informações sobre Mortalidade: um estudo de caso. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant, Recife, v. 5 supl. 1.FUNASA/MS, Disponível em: (http://www.funasa.gov.br/internet/desai/distritosespeciais.asp) 2007.MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Saúde. Departamento de Saúde. Atividades e funções do sistema de informação - DF (SIS). Brasília (DF); 2001.2003.RIPSA. Rede Interagencial de Informação para a Saúde. Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações. 2. ed. Brasília (DF): Organização Pan-Americana da Saúde, 2008- 349 p.SANTOS, R. V.; Pereira, N. O. M. Os indígenas nos censos nacionais no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21 nº. 6, p. 1626-1627, nov./dez. 2005.SZWARCWALD, Célia Landmann; LEAL, Maria do Carmo; ANDRADE, Carla Lourenço Tavares; SOUZA JR., Paulo Roberto Borges. Estimação da mortalidade infantil no Brasil: o que dizem as informações sobre óbitos e nascimentos do Ministério da Saúde?, Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 18, n. 6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Hernane Guimarães dos Santos, Maria Jacirema Ferreira Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)


