Correlação da mortalidade infantil e a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), no Município de São Gabriel da Cachoeira–AM, 1996 a 2006

Autores

  • Hernane Guimarães dos Santos
  • Maria Jacirema Ferreira Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.9.2-1

Palavras-chave:

Mortalidade Infantil, Subnotificações, Região Norte

Resumo

O município de São Gabriel da Cachoeira no Estado do Amazonas, com predominância da sua população de indígenas, teve grande mudanças no contexto político da atenção à saúde no período de 1996 a 2006; neste estudo analisamos os dados secundários oriundos do sistema de informação Data Sus do Ministério da Saúde, em busca de informações sobre a dinâmica nestes anos das notificações de nascidos vivos e mortalidade infantil, correlacionando com a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), cujos resultados demonstram subnotificação de dados antes da implantação e predominância de problemas na qualidade das informações após a implantação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hernane Guimarães dos Santos

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia Universidade Federal do Amazonas.

Maria Jacirema Ferreira Gonçalves

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Manaus (1993), mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (1999) e doutorado em Saúde Coletiva – Área de concentração: Epidemiologia, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

AZEVEDO, Marta Maria do Amaral. Demografia dos Povos Indígenas do Alto Rio Negro/AM: um estudo de caso de nupcialidade e reprodução. Tese – (Doutorado em Demografia) – (orientadora Maria Coleta F. A. de Oliveira), 285p. Campinas, Unicamp.BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População por microrregiões e municípios. Brasília, DF, 2009. Disponível em: (http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?)DUARTE, Cristina Maria Rabelais. Reflexos das políticas de saúde sobre as tendências da mortalidade infantil no Brasil: revisão da literatura sobre a última década. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 23, n. 7, 2009. FRIAS, Paulo Germano; VIDAL, Suely Arruda; PEREIRA, Priscila Melissa Honorato; LIRA, Pedro Israel Cabral; VANDERLEI, Lygia Carmen. Avaliação da notificação de óbitos infantis ao Sistema de Informações sobre Mortalidade: um estudo de caso. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant, Recife, v. 5 supl. 1.FUNASA/MS, Disponível em: (http://www.funasa.gov.br/internet/desai/distritosespeciais.asp) 2007.MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Saúde. Departamento de Saúde. Atividades e funções do sistema de informação - DF (SIS). Brasília (DF); 2001.2003.RIPSA. Rede Interagencial de Informação para a Saúde. Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações. 2. ed. Brasília (DF): Organização Pan-Americana da Saúde, 2008- 349 p.SANTOS, R. V.; Pereira, N. O. M. Os indígenas nos censos nacionais no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21 nº. 6, p. 1626-1627, nov./dez. 2005.SZWARCWALD, Célia Landmann; LEAL, Maria do Carmo; ANDRADE, Carla Lourenço Tavares; SOUZA JR., Paulo Roberto Borges. Estimação da mortalidade infantil no Brasil: o que dizem as informações sobre óbitos e nascimentos do Ministério da Saúde?, Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 18, n. 6.

Downloads

Publicado

27-12-2025

Como Citar

SANTOS, H. G. dos; GONÇALVES, M. J. F. Correlação da mortalidade infantil e a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), no Município de São Gabriel da Cachoeira–AM, 1996 a 2006. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 9, n. 2, p. p. 13–23, 2025. DOI: 10.29327/233099.9.2-1. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/276. Acesso em: 10 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos