Natureza e cultura na Amazônia
Evolução e tendências da pesquisa e da pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.29327/233099.3.1-1Palabras clave:
Amazônia, pesquisa, pós-graduaçãoResumen
No artigo, analisam-se os propósitos, as linhas de pesquisa e a estrutura curricular do Programa de Pós-Graduação Natureza e Cultura na Amazônia tais como se apresentavam no segundo semestre de 2000.
A análise das tendências e da evolução do programa procura associar a história do aparecimento de um programa de pesquisas voltado para a investigação das práticas sociais e as representações que constituem as formas da existência humana na Amazônia à história recente do aparecimento e das transformações teóricas e metodológicas das ciências humanas.
Descargas
Citas
SILVA, Marilene Corrêa da; RICOEUR, Paul; MIGNOLO, Walter. Um estudo de hermenêuticas racionalistas num campo interpretativo comum. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, ano 1, n. 1, p. 35-50, 2000.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das Ciências Humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
_______. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994.
_______. O que são as Luzes? In: Ditos e escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Tradução de Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000. p. 335-351.
MESQUITA, Otoni. Cores de um meteoro. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, ano 1, n. 1. Manaus, p. 185-194. 2000.
PINHEIRO, Luís Balkar S. P. De vice-Reino à Província: tensões regionalistas no Grão-Pará no contexto da emancipação política brasileira. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, ano 1, n. 1. Manaus, p. 83-108. 2000.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Natureza e Cultura na Amazônia. Manaus: Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Nelson Matos de Noronha

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)


