Geodiversidade do Alto Rio Negro
cosmologia Yepamahsã e Desana
DOI:
https://doi.org/10.69696/somanlu.v23i2.14641Palavras-chave:
Geodiversidade, Cosmologia Indígena, Yepamahsã, DesanaResumo
O artigo parte da percepção da correlação dos elementos da geodiversidade com os elementos cosmológicos indígenas do Alto Rio Negro, a partir de dois Kihti ukuse (narrativa ancestral) Yepamahsã (Tukano), e das obras do artista plástico Desana Feliciano Lana. Para isso foram utilizadas as obras “OMERÕ Constituição e Circulação de Conhecimento Yepamahsã” e “Agenciamento do mundo pelo KUMUà YE´PAMAHSÔ, desenvolvidas por intelectuais indígenas do Alto Rio Negro. Foram selecionadas três áreas para correlação, que correspondem ao cartão postal da sede urbana do município de São Gabriel da Cachoeira compreendida, o Morro Boa Esperança, Serra do Cabari e Serra de Curicuriari, e seu entorno. O município de São Gabriel da Cachoeira é o município com maior diversidade étnica do Brasil, o que evidencia características culturais bem marcantes, e de território de resistência. As narrativas indígenas desde sua cosmologia de criação do mundo, do ser humano até a prática atual do Bahsese, associadas à geodiversidade indicam uma conexão intrínseca à cultura indígena no seu cotidiano de vida e seus lugares.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Dagoberto. Lima. Agenciamento do mundo pelos Kumuã Ye’pamahsã: o conjunto dos Bahsese na organização do espaço Di’ta Nuhku = Yepamahsã mahsise, tʉoñase bahsesepʉ sañase nisé mahsiõri turi ni a´ti pati Di´ta Nʉhkʉ kahãsere Manaus: EDUA, 2018. (Coleção Reflexividades Indígenas).
BARRETO, J. P. L. et al. Omerõ: Constituição e circulação de conhecimento Yepamahsã (Tukano). Manaus: EDUA/Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI), 2018.
DIAKURU & KISIBI. A mitologia sagrada dos antigos Desana do grupo Wari Dihputiro Põrã. Coleção de Narradores Indígenas do Rio Negro. São Gabriel da Cachoeira: FOIRN/ISA, 1995.
SCOLFARO, A. Geografia indígena e lugares sagrados no rio Negro: Instituto Socioambiental (ISA), Revista de Antropologia da UFSCar, p. 229-257, 2014.
SOUZA, A. G. H. Petrografia e geoquímica do batólito granítico São Gabriel da Cachoeira, Província Rio Negro (AM). Universidade Federal do Amazonas, Dissertação de Mestrado, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)