Os desafios da gestão escolar no contexto da sociedade do conhecimento e as implicações na atuação docente

Autores

  • Makson Ivaldo Castelo Silva UFAM
  • Francisco de Assis Oliveira Alencar

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa que objetiva investigar os desafios da gestão escolar no contexto da sociedade do conhecimento e as implicações na atuação docente. O processo metodológico teve uma abordagem qualitativa, discorrendo sobre o dinamismo social e as mudanças na escola, as funções do gestor escolar em uma sociedade dinâmica, as contribuições da formação continuada para os gestores educacionais, e os desafios enfrentados pelos gestores escolares diante da demanda de alunos no contexto da contemporaneidade. Através da pesquisa de campo foi possível caracterizar o perfil dos gestores, identificando as necessidades formativas da equipe gestora e levantando possibilidades para melhoria dos processos de gestão das unidades escolares investigadas. Os dados evidenciaram que a formação dos gestores é deficitária, as gestoras evidenciaram estar conscientes das mudanças sociais, além de aceitarem que a formação continuada do gestor escolar implica na melhoria do ensino promovido pela escola.

 

Palavras-chave:

Formação continuada. Gestão Escolar. Sociedade do Conhecimento. Atuação Docente.

 

Biografia do Autor

Makson Ivaldo Castelo Silva, UFAM

Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Especialista em Docência e Pesquisa do Ensino Superior e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA).

Francisco de Assis Oliveira Alencar

Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia (FADBA), e em Gestão Educacional pela Faculdade Latino-americana de Educação (FLATED). Possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Downloads

Publicado

2015-07-07

Edição

Seção

Artigos