Catequizar para civilizar, e civilizar para trabalhar: a Catechese e Civilisação de índios do Amazonas na segunda parte do século XIX

Autores

  • Bruno Miranda Braga UFAM

Resumo

Neste artigo evidenciaremos os discursos do poder público para obter o domínio sobre os indígenas no século XIX no Amazonas pela catequese e civilização. Objetivando prosseguir com os ideais da modernidade, os políticos pretendiam estabelecer contato com os índios para resolverem seu problema de mão de obra barata, e acabar com os elementos da cultura nativa ligada ao atraso e ao hostil. Para tal estabeleceu-se entre as metas de governo a Catequese e Civilização de índios, onde todos os presidentes de Província e mais tarde os governadores, queriam convencer o índio a mudar de vida e ser um altivo trabalhador. Destacando que o espaço temporal deste artigo coincide com a Belle Époque, momento de grande especulação e crenças progressistas.

 

Palavras-chave:

Catequese, Civilização, Índios, Missionários.

 

Biografia do Autor

Bruno Miranda Braga, UFAM

Mestrando em História no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Linha de Pesquisa: Cultura e Representações.

Downloads

Edição

Seção

Artigos