O USO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO DE ENSINO

Autores

  • Alsamira Reis de Souza Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Emilzane de Azevedo Coelho Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Keciany Praia da Silva Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Luana dos Santos Neres Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Weslla Generosa Melo da Silva Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil

Palavras-chave:

Música, Prática, Pedagógica, Desenvolvimento

Resumo

Introdução: A música é uma ferramenta de ensino muito utilizada nos dias atuais, presente em todas as modalidades de ensino, servindo para formação do conhecimento. Objetivo: Verificar as contribuições da música como um estímulo no desenvolvimento integral da educação formal para o aluno. Metodologia: Foram realizadas pesquisas exploratórias sobre a qual o procedimento metodológico envolveu uma pesquisa bibliográfica de obras de autores para aquisição de informações capazes de ajudar no desenvolvimento do nosso objetivo. Resultado: A música tem certa importância como material didático no ensino pedagógico, pois ela é um componente lúdico, trabalha as habilidades linguísticas promovendo interação que podem ajudar o crescimento do estímulo de absorver mais conhecimentos com uma assimilação de conteúdos de forma mais satisfatória e dinâmica, criando um momento mais prazeroso e descontraído. Sendo assim, ela se torna um dos elementos contribuintes para o desenvolvimento da criatividade e a interação do ser na sala de aula, principalmente, para aqueles com dificuldades de expressar seus entendimentos, tornando, deste modo, um agente facilitador e motivador no processo de ensino integral do educando, independentemente da faixa etária ela pode proporcionar um auxílio no desenvolvimento de inúmeras habilidades. Conclusão: A música é um elemento altamente incentivador e se destaca na educação como uma das linguagens capazes de aperfeiçoar a arte da imaginação e em alguns momentos da rotina diária como recurso didático de ensino e aprendizagem de forma lúdica, abrindo portas para novas aprendizagens.

Referências

ARAÚJO-JORGE, T. C de.; BARROS, M. D. M de.; ZANELLA, P. G. A música pode ser uma estratégia para o ensino de ciências naturais? Analisando concepções de professores da educação básica. Revista Ensaio, v.15, n. 01, p. 81-94, 2013.

CAETANO, M. C.; GOMES, R. K. A importância da música na formação do ser humano em período escolar. Educação em Revista, v. 13, n. 2, p. 71-80, 2012.

COELHO, I. S.; MOREIRA, A. C.; SANTOS, H. A música na sala de aula - a música como recurso didático. UNISANTA Humanitas, v. 3, n. 1, p. 41-61, 2014.

DE LIMA, G. P.; SANT’ANNA, V. L. Lins. A música na educação infantil e suas contribuições. Pedagogia em Ação, v. 6, n. 1, 2014.

FÉLIX, G. F. R.; JÚNIOR, W. O.; SANTANA, H. R. G. A música como recurso didático na construção do conhecimento. Cairu em Revista, v. 3, n. 4, p. 17-28, 2014.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GOHN, M. da G.; STAVRACAS, I. O papel da música na educação infantil. EccoS Revista Científica, v. 12, n. 2, p. 85-101, 2010.

HUMMES, J. M. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM, v.1, 17-25, 2004.

JUNIOR, W. E. F.; LAUTHARTTE, L. C. Música em Aulas de Química: Uma Proposta para a Avaliação e a Problematização de Conceitos. Ciências em tela, v.5, n.1, 2012.

PENNA, M. Professores de música nas escolas públicas de ensino fundamental e médio: uma ausência significativa. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 7, 7-19, set. 2002.

QUEIROZ, L. R. S.; MARINHO, Vanildo Mousinho. Educação musical nas escolas de educação básica: caminhos possíveis para a atuação de professores não especialistas. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 17, 69-76, set. 2007.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. – São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, F. L da. A importância da música para a educação infantil. UFPB, 2013.

VASCONCELOS, T. et al. Trabalho por projectos na educação de infância: mapear aprendizagens, integrar metodologias. 2011.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

REIS DE SOUZA, A.; DE AZEVEDO COELHO, E.; PRAIA DA SILVA, K.; DOS SANTOS NERES, L.; GENEROSA MELO DA SILVA, W. O USO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO DE ENSINO. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 100–105, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6610. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Evento Científico: Resumos Expandido

Categorias