VISITA TÉCNICA: UMA MODALIDADE DE ENSINO PRÁTICO NO ENSINO TÉCNICO

Autores

  • Aline da Costa Gonçalves Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Eduarda Oliveira de Almeida Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil

Palavras-chave:

Educação profissional, Metodologia, Visita técnica

Resumo

Introdução: O objetivo deste trabalho é analisar a prática da visita técnica como ferramenta de aprendizagem que contribuirá na formação do aluno, preparando-o para o mercado de trabalho e para a formação profissional. A vista técnica também complementa o ensino e aprendizagem, pois dá ao aluno a oportunidade de observar os conceitos analisados em sala de aula, relacionando as aulas teóricas com as atividades práticas, assim como identificar os benefícios que ela propulsionará, visto em sala de aula e a realidade profissional do meio. Método: Para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores, referentes a este tema. Dessa forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância da visita técnica que nos traz a percepção de associar a teoria à prática, trazendo complementação ao ensino e aprendizagem, dando ao aluno a oportunidade de visualizar os conceitos analisados em sala de aula. Conclusão:  Portanto, a visita técnica é um recurso didático-pedagógico que obtém ótimos resultados educacionais, pois os alunos, além de ouvirem e virem, sentirão a prática, tornando o processo mais motivador e significativo para a aprendizagem e mais qualidade ao aprendizado, além de estimular a capacidade de observação e espírito crítico.

Referências

AMADOR, M. R. H. Em que medida o serviço educativo do museu tem um papel activo na formação das crianças. 2011. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2011.

FONSECA, J. J.S. Metodologia da pesquisa cientifica. Fortaleza: UEC,2002.

LIBANEO, J. C., Concepções de Escola, Ensino e Aprendizagem, 2002.

MONEZI, C. A.; ALMEIDA FILHO, C. O. C. de. A visita técnica como recurso metodológico aplicado ao curso de engenharia. In: XXXIII – Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. 12 a 15 de setembro de 2005. Campina Grande-PB, 2005

PERES, J. A. Visitas técnicas: o ensino fundamental, médio e superior. João Pessoa: Meta-EGM, 2005.

SANTANA, E. R.; GOMES, F. Visita técnica como prática pedagógica para o ensino de química. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis, SC, Brasil. Recuperado em, v. 10, n. 05, p. 2019, 2016.

SANTOS, G. S. dos. A reforma da educação profissional e o ensino médio integrado: tendências e riscos. São Paulo, 2006. Acesso em: 27 set. 2019.

SOUZA, C. F. de et al. O papel da visita técnica na educação profissional: estudo de caso no Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins. VII CONNEPI, 2012.

TRIVINÕS, A. N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987

VELOSO, M. P. Visita Técnica – Uma investigação acadêmica (estudo e prática de Turismo) Goiânia. Kelps, 2000.

VIVIANI, D.; COSTA, A. Práticas de Ensino de Ciências Biológicas. Centro Universitário Leonardo da Vinci – Indaial, Grupo UNIASSELVI, 2010.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

DA COSTA GONÇALVES, A.; OLIVEIRA DE ALMEIDA, E. VISITA TÉCNICA: UMA MODALIDADE DE ENSINO PRÁTICO NO ENSINO TÉCNICO. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 132–136, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6595. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Evento Científico: Resumos Expandido

Categorias