A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Dhonathan de Souza Lopes Instituto Federal do Amazonas/IFAM Campus Coari– Amazonas/Brasil
  • Marta Silva de Lima Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB)

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Experimentos, Ensino

Resumo

Introdução: Não há dúvida de que a utilização de experimentos como um recurso didático, seja em laboratório, ou sala de aula, é uma importante ferramenta no ensino de Ciências, especificamente no Ensino de Física. Objetivo: O cuidado básico deste trabalho é trazer uma reflexão sobre o ensino de Física, objetivando a importância das atividades experimentais no contexto didático metodológico para uma aprendizagem significativa dos conceitos científicos da disciplina. Método: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas contribuições dos autores ROSA (2005), GASPAR (2005), RAMOS (2010), entre outros. Resultado: É notório que a realização de experimentos nas aulas de Física traz motivação para o estudo da disciplina, tanto para professores quanto para discentes. Conclusão: Através deste estudo, concluiu-se que a experimentação tem uma importância considerável para o processo de ensino aprendizagem da Física, uma vez que proporciona o discente a se tornar um sujeito ativo nesse processo.

Referências

ARAUJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino da Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003.

ARRUDA, J. R. C.; MARIN, J. A. Um Sistema didático para ensenanza aprendizaje de la Fisica. Revista Brasileira de Ensino de Física. v.23, n.3, 2001. Disponível em: www.sbfisica.org.br. Acesso em: 13 mar. 2017.

GASPAR, A. M.; ISABEL C. de C. Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vygotsky. UNESP- SP, 2005.

HODSON, D. Um enfoque, mas crítico do trabalho de laboratório. Enseñanza de las Ciencias, v.12, n. 13, p.299-313, 1994.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2007.

MOREIRA, M. A. Ensino de Física no Brasil: retrospectiva e perspectivas. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v.22, p. 94-98, mar.2000.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF

RAMOS, Luciana da Silva; ANTUNES, Fabiano; SILVA, Lenice Heloisa de Arruda. Concedentes de professores de Ciências sobre o ensino de Ciências. In: Revista da SBEBio, Número 03. Outubro de 2010. p.1666-1674.

ROSA, W. C. Ensino de Física: objetivos e imposições no Ensino Médio. Revista Electronica de Ensenânza de las Ciencias, vol. 4, nº 1, 2005.

SERÉ, M. G. A Imagem das Ciências Experimentais e a Formação para a Cidadania e a Pesquisa. Educação. Porto Alegre, v. XXIV, n. 44, p. 57-81, 2001

XAVIER, J. C. Ensino de Física: presente e futuro. ATAs do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005.

Publicado

2020-10-26

Como Citar

DE SOUZA LOPES, D.; SILVA DE LIMA, M. A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 51–55, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6588. Acesso em: 29 mar. 2024.